sexta-feira, 22 de maio de 2009

CRISTÃO EM FOCO
CRISTIAN DAHMER

DEUS PÕE ABRAÃO À PROVA

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.... Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.” (Retirado de Gênesis 22. 1-3, 7-12, da Bíblia Versão Almeida Revista e Atualizada).

Não tem como falar de fé sem nos reportar a esta história da Bíblia. Resumindo: A esposa de Abraão, Sara, era estéril, porém Deus prometera a Abraão que Sara lhe daria um filho. Isaque era o que Abraão mais queria, e quando nasceu, era o que ele mais estimava no mundo. Num dado momento, Deus provou o amor de Abraão. Pediu que ele sacrificasse Isaque em holocausto (sacrifício que é feito com fogo). Abraão sem pestanejar disse “eis-me aqui”, e partiu para obedecer à palavra de Deus. Deus podia ter provado Abraão com qualquer outra coisa, pois ele tinha muitos animais, era um homem muito próspero, porém Deus sabia que a coisa que Abraão mais amava neste mundo era seu filho. Através desse sacrifício Deus provaria se Abraão amava mais a Ele, ou a seu filho Isaque. Quando Deus viu que Abraão levantou o cutelo para cortar a cabeça de Isaque, Ele gritou para que parasse, pois agora Deus sabia que Abraão O amava acima de todas as coisas.
Eu fico admirado com a fé de Abraão. Imagino o quanto doeu no seu coração levar seu filho para sacrificá-lo ao seu Senhor. Entretanto, Abraão obedeceu a Sua palavra! Deus quer que nada na nossa vida seja mais importante que Ele e, se for preciso, larguemos tudo que não é direito e não é de acordo com o Seu caráter. Mas quantos de nós estão dispostos a fazê-lo? Digo isso para muitos “cristãos” que possam estar lendo este texto para que reflitam. Deus quer salvar a sua vida e, para isso, deu o Seu único filho em sacrifício por você. Deus não negou Jesus para te salvar, porque Abraão provou a Deus que existem homens fiéis na Terra, que O amam de verdade. Deus teve que sacrificar para poder aceitar você por meio de Jesus. E você? Não quer sacrificar nada? Meio injusto isso! Para você ser aceito por Deus, você tem que ter o caráter dEle. Sacrificar a vontade que inflama do seu coração, e que é contrária a Deus, para que Ele veja que você O ama acima de tudo.
Eu lhe pergunto, caro leitor: Qual é o seu Isaque? Será o (a) amante? O cigarro? As bebedeiras? A veneração de imagens? Ou será o orgulho? A prostituição? (No sentido bíblico, prostituição abrange a relação sexual fora do casamento). Quem sabe é o dinheiro? O poder? Eu não sei! Isso é pessoal. Só sei que Deus quer que você dê o seu Isaque a Ele, para que Ele possa agir em sua vida lhe dando a vida eterna em primeiro lugar, e muito mais ainda aqui nesta vida. (Mateus 19. 29). Muitos podem dizer: “Mas Deus não é assim, não mandaria matar uma pessoa”. Quem diz isso não entende o Espírito dos pensamentos de Deus. Eu digo que Ele é sábio e, nesse pedido que fez a Abraão, sabia o que estava fazendo. Tanto que provou a fé e o amor de Abraão e ainda não deixou que ele ferisse Isaque. Geralmente quem pensa dessa forma o faz para justificar seu egoísmo diante do Pai. Só quer Deus pra receber a salvação. Conclui-se que Deus não é o mais importante na vida dessa pessoa, é puro interesse. Neste caso, assim como você negou a Deus hoje, Ele também o negará no dia do Juízo.

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . Não é preciso se identificar. Citem, na mensagem, o texto lido. Saiba que qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Digo isso por experiência própria, seja ele qual for: Dívidas, família, enfermidades, vícios, depressão, insônia, inveja, separação, prostituição, adultério. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer salvar a sua alma e aliviar a sua dor, basta você crer e se entregar a Ele com todo o seu coração (Mateus 11.28-30).
Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!