quinta-feira, 21 de maio de 2009

Plenária discute reajuste de tarifas e qualidade do transporte coletivo


A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) promoveu, na noite de quarta-feira, 19, uma plenária pública na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, para discutir o reajuste na tarifa do transporte coletivo hamburguense e a qualidade do serviço prestado pelas empresas.
A proposta de realização de uma plenária surgiu como forma de avaliar em conjunto com a sociedade o reajuste de 32% da tarifa, proposto pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Vale do Sinos (SETUP) ainda em 2008. Este índice elevaria o custo da passagem para R$ 2,64 por trecho. Desde então, diversos sindicatos e movimentos sociais têm se manifestado contrários ao aumento proposto pelo SETUP.
De acordo com o titular da SESMUR, Luiz Fernando Farias, a plenária serviu para que todas as partes envolvidas defendessem as suas razões. “Nós, do poder público, temos conversado com as empresas. Apresentamos as variáveis que envolvem o assunto e ouvimos também a opinião da comunidade, que será levada às mesas de discussões. Desta forma, na medida em que tomamos conhecimento dos anseios, avançamos”, disse Farias.
O secretário geral do SETUP, Eder Scherer Teles, defendeu a realização da plenária. “Viemos para contribuir com a discussão, dialogar e demonstrar a preocupação da entidade. A gente vê com bons olhos esta iniciativa, pois é interesse da comunidade um processo transparente”, explicou Teles. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Novo Hamburgo, Lauro Pinto do Amaral, a iniciativa é válida para ouvir todas as partes. “É uma oportunidade para demonstrar o nosso posicionamento contra o aumento e para defendermos a passagem integrada. Em Porto Alegre, o transporte é melhor e mais barato, sendo que os trajetos são mais longos”, considera o sindicalista.
Na plenária, o prefeito Tarcísio Zimmermann defendeu a implantação da passagem integrada. “O nosso objetivo é estabelecer um compromisso sem retorno para a implantação da passagem integrada. Também defendemos a discussão da qualificação dos serviços prestados pelas empresas de transporte”’, falou Tarcísio. “Esperamos avançar. O mais importante é discutir uma perspectiva futura de desenvolvimento da nossa cidade”, completou o prefeito.