sexta-feira, 22 de maio de 2009

Delegados participam da II Conferência
Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Nesta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23, os cinco delegados hamburguenses escolhidos na Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, realizada no dia 17 de maio, em Montenegro, representam Novo Hamburgo na etapa estadual da conferência. O evento acontece no City Hotel (Rua Dr. José Montaury, 20, Centro), em Porto Alegre, e reúne delegados de nove regiões gaúchas, que debaterão o tema central "Avanços, Desafios e Perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR)".

A conferência é uma realização da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do Estado e serve como instância preparatória para a Conferência Nacional da Igualdade Racial, programada para os dias 25 a 28 de junho, em Brasília. Durante este encontro, será assinado o Termo de Cooperação entre a União e o Estado, com o objetivo de agilizar ações coordenadas de promoção da Igualdade Racial. Assinam o documento o ministro-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Édson Santos, e o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

Novo Hamburgo leva à Conferência quatro representantes da sociedade civil e um do poder público. Os representantes civis são Cleber Luis Moreira, presidente da Escola de Samba Império da São Jorge; Cristine Graça do Nascimento, servidora pública municipal; Fábio Fernando Flores, funcionária da Faixa Nobre – Comur; e Michele da Silva Mesquita, integrante da Juventude Negra hamburguense. Pelo poder público foi escolhido o coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo, Eduardo Tamborero.

Conforme Tamborero, a comitiva hamburguense participa da Conferência com o objetivo de fazer uma cobrança ao governo do Estado que, segundo ele, “não realizou nada do que foi definido na I Conferência, realizada em 2005”. O coordenador acredita que o Estado não avançou na implementação de políticas públicas para os negros. “Pelo contrário, inclusive os espaços de diálogo com os movimentos étnicos foram reduzidos e nem mesmo a Lei 139 (que obriga as escolas a oferecerem na grade curricular a história negra) tem sido cobrada da rede de ensino”, afirma Tamborero. Além das cobranças, o coordenador explica que também estão sendo levadas propostas palpáveis de políticas que podem ser facilmente executadas.

A Conferência prevê uma homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra, em painel intitulado “A Igualdade Racial no Brasil, avanços e desafios" e seis GTs de discussão: Educação, Saúde, Trabalho e renda, Prevenção à violência, segurança e justiça, Terra e Política internacional. Ao final, serão indicados 40 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, em Brasília.