quinta-feira, 21 de maio de 2009



José Clovis de Azevedo falou sobre a importância da democratização da escola cidadã aos diretores da rede municipal

Diretores e vice-diretores de escolas municipais recebem capacitação



Os diretores e vice-diretores das 76 escolas que compõem a rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, dia 20 de maio, do curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Segundo Alberto Carabajal, titular da SMED, a formação e capacitação dos diretores e vice-diretores são essenciais para a criação de uma escola mais consciente sobre seus direitos e deveres. “Através desses encontros, é possível construir uma educação com mais qualidade para os estudantes”, afirma o secretário.
As equipes diretivas assistiram à palestra “Democratização da Escola: Função Social do Gestor”, ministrada pelo professor e ex-secretário de Educação de Porto Alegre, José Clovis de Azevedo. Para ele, a função dos gestores educacionais dentro do projeto de escola cidadã compreende, inclusive, na radicalização da democracia. “Não é radicalização do extremismo, mas a busca pelo fundamento de todas as questões escolares”, explica.
Azevedo afirma ainda que a democratização das instituições de ensino é fundamental na gestão do município. “A escola passa a ter papel protagonista na cidade, pois é nela que se forma o espaço para aprender a cidadania através das políticas públicas”, concluiu.