quinta-feira, 21 de maio de 2009

Liga Nacional de Handebol Feminino é antecipada para julho

Santa/Feevale/Novo Hamburgo buscará a conquista do título nacional

A Liga Nacional de Handebol Feminino terá início neste ano em julho e não mais em agosto, como estava previsto. A antecipação foi definida em reunião entre a Confederação Brasileira de Handebol com os representantes das oito equipes participantes, realizada no último dia 7, em São Bernardo do Campo (SP). A justificativa para a mudança é a ocorrência dos Jogos Universitários Brasileiros, em agosto, e o Pan-Americano de Handebol, em setembro.

A equipe do Santa/Feevale/Novo Hamburgo, 3ª classificada em 2007 e 2008, buscará este ano a conquista do título nacional. Além da equipe hamburguense, a Liga 2009 terá a participação de mais sete times: PMVV (ES), Itajaí (SC), Concórdia (SC), FAE/Blumenau/FMD (SC), Metodista/São Bernardo (SP), Suzano (SP), e UCS (RS).

Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno. As quatro primeiras colocadas passam para as semifinais. A penúltima etapa será realizada por playoff em dois jogos. A final também ocorre em dois jogos.

Segundo o treinador do Santa/Feevale/Novo Hamburgo, professor Renato Arena, a antecipação do início das disputas da Liga 2009 não trará prejuízos técnicos para a equipe, tendo em vista que as atletas estão treinando em ritmo de competição, visando a participação nos Jogos Universitários Gaúchos que acontecem dias 23 e 24 de maio, em Canoas. Estes jogos classificam o representante gaúcho para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) que acontecem de 14 a 22 de agosto, em Fortaleza (CE).