terça-feira, 19 de maio de 2009



Caminhada reúne usuários, familiares
e trabalhadores da saúde mental

Na tarde desta segunda-feira, 18, a Praça do Imigrante foi palco do lançamento da Semana da Luta Antimanicomial em Novo Hamburgo. Aproximadamente 200 pessoas, entre usuários, familiares, trabalhadores de saúde e autoridades, participaram de uma caminhada pelas ruas do Centro de Novo Hamburgo.
Carregando placas e cartazes, o grupo saiu às 14h do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) localizado na Rua Bento Gonçalves, passou pela Marcílio Dias e seguiu pela Avenida Adams Filho até a Praça do Imigrante, onde aconteceu a abertura oficial. O evento seguiu durante toda a tarde, com apresentações artísticas e culturais, feira de artesanato e barracas para troca solidária.
Durante a solenidade de abertura, o coordenador do Departamento de Saúde Mental, Fábio Moraes, salientou a proposta de proporcionar qualidade de vida ao
s usuários através dos serviços de saúde mental e da inserção social. Segundo Moraes, a luta antimanicomial propõe a reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento dos hospitais psiquiátricos para uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviço comunitárias e abertas.
A secretária de Saúde, Clarita de Souza, lembrou os mais de 20 anos da luta antimanicomial, e o direito dos usuários a um atendimento de qualidade. O prefeito Tarcísio Zimmermann falou sobre a sua satisfação ao constatar a expressiva participação da comunidade na caminhada. “Sou do tempo em que as pessoas que tinham algum problema de saúde mental eram isoladas e presas dentro de hospícios, onde nem mesmo os familiares as visitavam. A luta antimanicomial chama a atenção de toda a sociedade, e mostra a vontade de todos os profissionais, pacientes e familiares para que o usuário seja reconhecido e tratado como realmente merece” disse o prefeito.
Em Novo Hamburgo, os serviços de saúde mental funcionam em quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), vinculados ao Departamento de Saúde Mental. O CAPs Centro, o CAPs Infantil, o CAPs Santo Afonso e o CAPs AD (Álcool e outras drogas).
A Semana da Luta Antimanicomial segue até quarta-feira, quando acontece uma audiência pública em parceria com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. A abertura do evento, que inicia às 19h, na Câmara Municipal, será feita pelo grupo Paranóia. Em seguida, será exibido o documentário “Um outro olhar”, produzido pelo Ministério da Saúde sobre o trabalho desenvolvido nos CAPS’s de todo o Brasil.
Haverá ainda uma mesa redonda sobre “Saúde Mental e Qualidade de Vida”. Participam a professora Sandra Fagundes, do programa de Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva (RIS/Ufrgs); Maria de Lourdes Flores, da Associação dos Usuários de Saúde Mental Novo Tempo; e representantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde.