quinta-feira, 21 de maio de 2009

Museu Nacional do Calçado com nova exposição

Mostra intitulada "Os Calçados pelo Mundo", homenageia o Dia Internacional dos Museus

Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, o Museu Nacional do Calçado, localizado no Campus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho), conta com a exposição "Os Calçados pelo Mundo". A mostra traz diversos sapatos e é organizada em quatro grandes temáticas: "Mundo da Fantasia", "Mundo da Natureza", "Mundo das Miniaturas" e "Mundo da Arte".



A temática Mundo da Fantasia remete às histórias infantis que tiveram os calçados como personagens importantes de seus enredos: Cinderela, O Gato de Botas e O Mágico de Oz. Já o tema "Miniaturas" expõe delicadas miniaturas de sapatos e bolsas feitas de diverso materiais.



A mostra das Artes traz artistas locais que trabalham o calçado, uma das maiores fontes de renda da região, em suas obras. Entre eles: Ariadne Decker, Heloisa Petry, Nelci Dreger e Lory Birck. Há, também, um sapato em tamanho natural feito de porcelana, uma obra de arte da República Tcheca. A temática Natureza mostra sapatos feitos de diferentes materiais naturais, entre eles escamas de peixe e cascas de limão e laranja, estão entre as peças mais inusitadas do Museu.



Segundo Sandra Boschetti, assistente administrativa do Museu, a idéia de Calçados pelo Mundo não se focou especificamente em países, mas sim nas diferentes temáticas que o sapato pode assumir no mundo. Todas as peças pertencem ao acervo do Museu.



A exposição deverá estender-se até julho. O Museu Nacional do Calçado fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e das 19 às 22h. Nos sábados, o espaço recebe visitantes das 8h15min às 12h. Grupos podem agendar visitas pelo telefone (51) 3584-7101.