sexta-feira, 12 de junho de 2009

SEMOPSU faz dragagem no Arroio Pampa



A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) está fazendo uma nova dragagem do Arroio Pampa. Os trabalhos começaram no dia 4 de junho e devem seguir até a próxima semana. Até o momento, em uma extensão de dois quilômetros, foram retirados mais de 250 caminhões de materiais, que vão de restos de móveis a animais mortos. Com a dragagem, a profundidade do arroio aumentará em 2,5 metros, no trecho compreendido entre a rua Oscar Horn e a Avenida dos Municípios, no bairro Canudos.

Além de contribuir com a limpeza desse afluente do Rio dos Sinos, a dragagem evita o transbordamento do arroio em dias de chuva intensa. “Com esse trabalho, o problema das cheias fica minimizado. Pela quantidade de material que retiramos, esta é a maior dragagem feita no Pampa nos últimos anos”, disse o subdiretor central da SEMOPSU, Edison Kovalski.

De acordo com os moradores ribeirinhos, na última enchente a água atingiu meio metro dentro das casas. Conforme o diretor Geral de Obras da SEMOPSU, Heitor Lermen, essa e outras medidas estão sendo tomadas para evitar futuros problemas de alagamentos. “Estamos preparando a cidade para o inverno. Quando a chuva vier com mais intensidade e frequência, os sistemas de drenagem estarão preparados para suportar a quantidade excessiva de água”, falou Larmen. A ação está envolvendo seis homens, cinco caminhões e uma retroescavadeira.

No começo desta semana, as margens do Arroio Pampa já haviam sido limpas. Em dois dias de trabalho, foram retirados aproximadamente 34 caminhões de materiais de toda espécie. Nesta sexta-feira, 12, durante a dragagem, os técnicos da SEMOPSU constataram, com desânimo, que uma grande quantidade lixo já foi novamente jogada nas margens do Pampa após a limpeza, inclusive um sofá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário