quarta-feira, 10 de junho de 2009

Prefeitura encaminha pedido de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho



Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo decidiu encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o pedido de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho. De acordo com o prefeito Tarcísio Zimmermann, o bairro abriga o principal sítio histórico da colonização alemã. “E para podermos preservá-lo, precisamos buscar recursos federais”, afirma.

Segundo a assessora para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, estes recursos viriam através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que possui verbas específicas para a recuperação do patrimônio histórico e cultural nacional. “Ocorre que o prazo para o envio dos projetos de ações para esta finalidade encerra no dia 22 de junho e, para habilitar-se à verba, o Município deve ter encaminhado antes o pedido de tombamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fizemos isso hoje”, explica Julia.

Tarcísio esclarece que a Administração Municipal não está prometendo obras, mas sim trabalhando no sentido de viabilizá-las. “Estamos fazendo o possível para receber recursos que permitam a realização desse desejo que é da comunidade e também do Executivo. Vamos dar continuidade ao diálogo que já iniciamos para que possamos agir em conjunto, de acordo com as necessidades percebidas”, declarou o prefeito.
Além do prefeito Tarcísio Zimmermann, da secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, da assessora para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, e da comissão que estuda o projeto de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho, participaram da reunião representantes da Associação dos Moradores e Comerciantes de Hamburgo Velho, da Associação para Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo (Assocult), da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (ASAEC), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo (ACI-NH), da Feevale e do Grupo Pensando Novo Hamburgo.

Medidas em estudo

Na audiência pública realizada na última segunda-feira, dia 8, no Salão da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho, o prefeito Tarcísio Zimmermann explicou a necessidade de requalificar a paisagem urbana do bairro. Dentre as medidas que devem ser tomadas está a construção de redes subterrâneas de telefone e energia elétrica, e a conseqüente remoção de fios. De acordo com Julia Ambros, é necessário pensar também em implantar um calendário de festas, feiras e eventos do bairro, além de criar espaços para que as pessoas possam estacionar seus veículos para circular pelo Centro Histórico de Hamburgo Velho. “Além disso, é preciso oferecer infraestrutura para que os empresários da cidade sintam-se atraídos para abrir novos estabelecimentos comerciais como bistrôs, butiques e lojas conceito”, explica.

Para aumentar a segurança no bairro, está sendo avaliada a possibilidade de instalação de câmeras de vigilância para monitorar o fluxo de pedestres nas ruas e calçadas e a presença da Guarda Municipal (GM) em pontos estratégicos, para auxiliar na segurança dos pedestres e consumidores. A readequação do tráfego também deverá ser avaliada pelos técnicos da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR). Outra questão a ser analisada é a possibilidade de alargamento dos passeios públicos em pontos específicos, para facilitar o trânsito de pedestres.

O que é tombamento?
O tombamento é o instrumento legal que garante a preservação de um espaço significativo para a cultura do país, seja ele um bem público ou privado, em função do interesse coletivo. É também a ação que possibilita a guarda de um bem assegurado pelo poder público, por meio da inscrição no Livro do Tombo, composto por quatro livros: Histórico; das Belas Artes; Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, e das Artes Aplicadas. Qualquer intervenção em área preservada deve ter a autorização do IPHAN. É de responsabilidade do Instituto, dentre outras inúmeras funções, evitar a descaracterização do local, protegendo os valores que motivaram o seu tombamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário