sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coordenadoria busca a mobilização da juventude



Além da gestão de programas como o Projovem Urbano e Adolescente e o Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), vinculado ao PRONASCI, a Coordenadoria de Políticas para a Juventude de Novo Hamburgo se empenha na construção de espaços voltados ao debate e diálogo dos jovens. De acordo com o coordenador Roger Correa, o objetivo é ampliar os canais para que o jovem exerça sua cidadania e interfira nos rumos das políticas públicas destinadas à área. “Entendemos que não podemos tomar decisões em nome da juventude sem a participação dos maiores interessados, que são os próprios jovens e adolescentes”, argumenta Correa.

Uma das principais iniciativas neste sentido tomou forma durante o I Seminário de Gestores e Agentes de Juventude, realizado em Canoas nos dias 15 e 16 de maio. O evento contou com cerca de 250 representantes de aproximadamente 50 municípios, e possibilitou a organização da Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. Composta por coordenadores das cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga e Tramandaí, a comissão quer criar um fórum permanente, que congregue agentes públicos de todo o Rio Grande do Sul.

Para legitimar esta nova instância política, que pretende organizar de forma global as alternativas para a juventude no estado, o grupo tem feito reuniões com os municípios onde já existem órgãos dedicados ao tema, e buscado fomentar a criação nos que ainda não dispõem. O primeiro encontro aconteceu em Novo Hamburgo, na segunda-feira, 8 de junho, quando 16 participantes, de 9 cidades, debateram os próximos passos. “É muito produtivo poder reunir gestores e criar instâncias de debate para a juventude. Não existe precedente de um canal amplo com essa finalidade, o que aumenta a importância deste espaço. Até porque ele fortalece o acesso ao governo federal nas questões ligadas ao jovem”, afirmou o Roger Correa, avaliando a reunião.

Além desta atividade, os gestores estão envolvidos na realização de uma agenda ampla, que pretende utilizar todos os espaços disponíveis para apresentar e debater o Projeto de Emenda Constitucional n°138/2003, conhecido como ‘PEC da Juventude’, em tramitação no Senado. A idéia é expor também a criação do Fórum de Gestores para o maior número possível de jovens, que devem se sentir contemplados e convidados ao debate, “e não meros espectadores”, conforme Correa.

O cronograma das ações inclui a participação no Fórum Social da Juventude, que acontece em Porto Alegre, no Campus da PUC/RS, nos dias 12 a 16 de julho. Na ocasião, um seminário sobre o fórum dos gestores deve integrar a agenda do evento. O grupo também articula a realização da Semana de Juventude nos municípios comprometidos com a proposta, no mês de agosto, e pretende regulamentar oficialmente o Fórum Estadual de Gestores de Juventude em setembro.

Complementam o cronograma as ações de organização do 10º Acampamento Intercontinental de Juventude, previsto para acontecer em paralelo ao Fórum Social Mundial 2010, que volta ao Rio Grande do Sul na última semana de janeiro de 2010, com eventos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário