segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro



Cléber x Serginho Chulapa – Pois é, lembram do Serginho?! Começou no São Paulo. Foi contemporâneo de Muricy Ramalho no ataque do tricolor paulista. Era alto, forte, centroavante e jogava muita bola; tanto que acabou naquela seleção magnífica de 1982, junto com Sócrates, Falcão, Júnior, Batista, Cerezzo e cia. Mas Serginho vivia encontrando dificuldades com a defesa adversária. Não levava desaforo para casa e gostava muito de provocar. É isso mesmo! Pois o Cléber, que se notabilizou atuando no ataque do Palmeiras no ano passado, também tem problemas semelhantes. Ótimo atacante: tem força, talento, bate bem na bola e não tem medo dos zagueiros. Mas, assim como Serginho, gosta de uma briguinha sempre que pode. Provoca, pensando que só ele é malandro. Neste ano foi parar no Cruzeiro e ontem, no jogo contra o Internacional, mostrou que apenas trocou de clube, o gênio continua o mesmo. Empurrou Marcelo Cordeiro, pisou no pé do goleiro Lauro, que reagiu, e conseguiu ser expulso da partida, junto com o goleiro colorado. É uma pena. Jogador assim, dificilmente, vai muito longe. Já tivemos outros exemplos neste sentido. Brigãos e malandros em excesso acabam ‘dando com os burros’ n’água.

Falando do jogo – Acredito que o resultado foi bom para o Inter, se considerarmos que o jogo foi fora de casa e contra o bom time do Cruzeiro, treinado pelo Adilson Batista. Um time que é considerado um dos favoritos ao título, junto com Inter, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Flamengo, Grêmio e outros. Mas o colorado poderia ter saído com a vitória do Mineirão. O colorado continua líder na classificação, tem 13 pontos contra 11 do Atlético-MG, treinado por Celso Roth. O gol do Inter foi de Magrão, logo no início do primeiro tempo. Taison teve a chance, ainda no primeiro tempo, de ampliar e Giuliano, no segundo tempo, teve uma clara oportunidade, mas acabou se precipitando. Tite foi ousado tirando Marcelo Cordeiro e colocando Danilo Silva, quando o Cruzeiro insistia em atacar e atormentar a defesa do Inter pelo lado esquerdo. Danilo Silva, polivalente, estabilizou o setor. Andrezinho, que esteve bem na articulação de jogadas, também foi substituído por Tite. Giuliano entrou no seu lugar para tentar fazer uma jogada mais aguda, o que acabou acontecendo. Foi um bom jogo entre duas grandes equipes. Mas o Inter esteve perto de manter 100% de aproveitamento.

No próximo domingo o colorado joga em casa, contra o Vitória. Outro jogo difícil para o Inter. Os baianos estão na terceira colocação, com nove pontos. São treinados por Paulo César Carpegiani e já venceram o Grêmio, com um gol de Leandro Domingues, nos descontos do segundo tempo. Mas não é só isso. Tem muitos jogadores titulares que estão fora desta partida. Lauro não joga, por que está expulso. Nilmar e Kléber estão na Seleção. D’Alessandro está lesionado. E tem mais, Tite precisa poupar os seus atletas para o jogo da sequência, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Corinthians. Esse primeiro jogo da decisão será em São Paulo.

Ouso dizer: a Copa do Brasil será decidida neste primeiro jogo. Todo cuidado é necessário. Aí está um desafio para o estilo Tite. Terá que jogar para ganhar, de preferência com dois gols de diferença. Não dá pra confiar apenas no jogo com o Beira-Rio lotado, no dia 1º de julho, no jogo da volta. Tite é inteligente e competente. Conhece o Inter, a torcida e sabe como a coisa pode dificultar no Beira-Rio. Certamente vai querer chegar aqui já com a mão na taça. É um duelo de titãs. Colorados devem tomar cuidados com seus corações e estômagos.

Brasil x Uruguai – Que jogaço de lavar a alma! Pena que o Luís Fabiano foi expulso. Mas mostrou que tem tudo que o torcedor brasileiro gosta. Conhece o atalho para o gol, não tem medo da cara feia de zagueiro, sabe usar bem o corpo, é bom de tabela e bate muito bem na bola. Fez um gol magnífico na goleada histórica, no último sábado, lá no estádio Centenário, em Montevidéu. E fazia 33 anos que o Brasil não vencia lá no Uruguai. Na quarta-feira o Brasil joga em casa, no Recife, contra o Paraguai. É o jogo dos líderes. Os dois tem 24 pontos. O Brasil tem uma vitória a menos, mas tem saldo de dez gols a mais que os paraguaios. Resta saber quem o técnico Dunga vai escalar para substituir Luis Fabiano: Nilmar ou Alexandre Pato.

Júlio César – Este é um goleiro que cresceu muito depois que começou a ser convocado até chegar a ser titular indiscutível do gol brasileiro. Hoje já é considerado um dos dois melhores goleiros do mundo. E mostrou isso contra o Uruguai. O homem tava possuído. Pegou tudo e mostrou que Dunga está muito bem servido de goleiros. Sabem quem é o seu reserva? Victor, do Grêmio e Gomes. Ou seja, a zaga, que também jogou muito com a volta de Juan,pode ficar tranqüila. Lá atrás a meta está segura. Quem deixou a desejar foi Kaká. Não esteve bem, errou passes, não aproximou dos atacantes e não experimentou seus chutes de fora da área. Será que foi o fator transferência par ao Real Madrid? Ou está se guardando para o jogo desta quarta-feira, contra o Paraguai. Destaque também para o ala Daniel Alves. Jogou muito. Acho que o Maicon terá que se apresentar para a bola. Se não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário