segunda-feira, 8 de junho de 2009

Empresa incubada lança primeiro site de prediction markets do Brasil

A empresa Mercado de Previsões, incubada na Incubadora Tecnológica da Feevale (ITEF), lança dia 8 de junho o primeiro site de apostas em notícias do Brasil, baseado na metodologia de prediction markets. No site www.mercadodeprevisoes.com.br qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente para participar, apostando dinheiro virtual "Emepes (MP$)" em mercados sobre política, economia, esportes, entretenimento, e muito mais. Com uma interface simples e intuitiva, o site é diversão garantida mesmo para aqueles que nunca ouviram falar em prediction markets.

E se você nunca ouviu falar, não se preocupe, não é o único. Mas, vale a pena ficar de olho a partir de agora, pois segundo o relatório Emerging Trends Radar (Radar de tendências emergentes), da Gartner, o seu uso deve crescer nos próximos anos. A Gartner estima que as empresas que adotarem essa e outras ferramentas de inteligência coletiva poderão aumentar o faturamento, inovar e reduzir riscos. Segundo James Surowiecki, autor do livro A Sabedoria das Multidões, isso é possível porque "Um grande grupo de indivíduos diversos fará uma melhor e mais robusta previsão e tomará decisões mais inteligentes, que até mesmo o mais bem dotado especialista".

Com base nestas afirmações e no desempenho de prediction markets americanos e europeus nos últimos anos, o objetivo do novo site é realizar previsões precisas para o desfecho de eleições, campeonatos esportivos, bolsa de valores e notícias diversas de interesse dos brasileiros. Segundo Audrey Peres, diretora da empresa "A Mercado de Previsões busca se tornar uma fonte confiável de estimativas e informações para os Brasileiros... uma de nossas metas é prever as eleições presidenciais de 2010 de forma tão acurada quanto as tradicionais pesquisas, por exemplo. E isso sem deixar de ser um site de entretenimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário