terça-feira, 16 de junho de 2009

Estudantes utilizam a internet para aprender sobre a cultura afro-brasileira


Alunos da escola Caldas Junior aprendem sobre a cultura afro-brasileira com a ajuda a internet


Alunos da escola municipal Caldas Junior, no bairro Santo Afonso, estão conhecendo um pouco mais sobre as suas próprias raízes. Na unidade de ensino, 45 estudantes de duas turmas de 4º ano estão aprendendo – com a ajuda da tecnologia – a cultura e a história afro-brasileira.

A iniciativa está transpondo os limites do quadro e do giz. É com a ajuda da internet que a professora Patrícia Kusma aprofunda o tema dentro da sala de aula. Ela criou um blog (www.escolacaldasjunior.blogspot.com), que tem como título África e Africanidades, que alimenta com informações que serão utilizadas ou foram produzidas em sala de aula pelos estudantes. “A internet é usada pelas crianças tanto para fazer pesquisas, quanto para divulgar os resultados”, afirma.
Patrícia explica que, na maioria das vezes, são os próprios alunos que sugerem o conteúdo para colocar no blog. “Eles pesquisam na internet sobre alguns aspectos da cultura negra, como folclore, músicas, rituais e depois o conteúdo é acrescentado no blog”, resume.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Frapiccini, é importante focar o que cada série vai tratar em sala de aula e de que forma. “Uma das alternativas encontradas foi conciliar o interesse dos jovens pela computação com o conteúdo curricular. Neste projeto, estão interligadas três disciplinas: estudos sociais, português e informática”, diz ela.

Assessoria
De acordo com o assessor pedagógico da área sócio-histórico, José Edimar de Souza, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), os alunos precisam aprender mais sobre a origem das raízes do povo gaúcho e brasileiro. “Somos um povo de múltiplas colonizações, com miscigenações de todas as partes do mundo, inclusive africano. Não podemos deixar de lado essa importante parte da nossa história”, afirma Souza.
Já para Leira Salete Teixeira de Souza, coordenadora do Estudo da Igualdade Racial na Diversidade, quando todas as etnias conhecerem um pouco mais umas das outras, a discriminação e o preconceito serão deixados de lado. “A escola municipal Caldas Junior é apenas uma das diversas instituições de Novo Hamburgo que já estão adequadas a Lei Federal 10.639 de 2003 que institui o tema no currículo escolar”, acrescenta Leira.

Lei
A Lei 10.639 que institui a história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar foi instituída no dia 9 de janeiro de 2003. Ela acrescenta, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, o ensino obrigatório da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional e sua contribuição nas áreas sociais, econômicas e políticas.

Um comentário:

  1. Olá amigos da Escola Caldas Junior!

    Parabéns pelo blog!

    Vocês também estão, agora, no blog do jornal Polegar
    www.jornalpolegar.blogspot.com

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