sábado, 20 de junho de 2009

SEMAM socorre gavião baleado na asa



Na tarde desta sexta-feira, dia 19, agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) socorreram um gavião ximango que foi baleado na asa. Ferida, a ave teria feito um pouso forçado dentro de um ginásio de esportes na Rua Sobradinho, bairro São Jorge. Populares encontraram o animal e ligaram para os agentes que fizeram o resgate.

O ferimento da ave fica na junção do antebraço com o punho direito. Conforme o biólogo da SEMAM, Carlos Normann, o animal não corre risco de morte, porém terá que passar por tratamento e ficar em observação. “Estamos dando para ele antibiótico e antiinflamatório. Depois vamos esperar o ferimento desinchar, para vermos se os tendões da região carpal (da asa) não foram rompidos. Caso isso tenha ocorrido, ele ficará impossibilitado para o vôo”, disse Normann.

Por enquanto, a ave ficará em um espaço reservado no Canil Municipal para a sua recuperação. Passado este período, serão feitas tentativas de libertação em uma zona com mata, ainda não definida. Se o gavião não conseguir voar, será enviado para o IBAMA, que o encaminhará para um zoológico ou para um fiel depositário cadastrado por entidades e órgãos ambientais, onde deverá ficar definitivamente.

De acordo com Normann, a ave tem aproximadamente seis meses e pesa 300 gramas. Por se tratar de um animal jovem, ainda não é possível identificar o seu sexo. Os gaviões ximangos são originários da América do Sul, sendo encontrados com mais freqüência no Sul do Brasil. Eles habitam todo tipo de terreno onde a vegetação não seja muito alta, das regiões costeiras às planícies dos Pampas, e se alimentam de carniça, embora possam atacar animais feridos ou doentes, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos. Na semana passada, a SEMAM já havia socorrido uma garça ferida a tiros em Lomba Grande. Pela gravidade dos ferimentos, o animal não resistiu e acabou morrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário