quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mostras fotográficas retratam a comunidade indígena

Exposições gratuitas podem ser conferidas até o dia 30 de junho,das 8h30min às 22h, no prédio Amarelo, no Campus II da Feevale

Duas mostras fotográficas marcam o primeiro ano de atividades do projeto de extensão da Feevale, Jornal Comunidade, completado no dia 12 de junho. As exposições "Todo dia é dia de índio" e "Kaingáng Por Fi" podem ser conferidas, gratuitamente, no prédio Amarelo, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). A primeira acontece na Galeria Alceu Feijó (1º andar) e a segunda no Espaço Cultural (2ª andar). A visitação ocorre até o dia 30 de junho, das 8h30min às 22h.

A mostra fotográfica "Todo dia é dia de índio" revela ângulos da rotina, dos espaços e pessoas que integram a comunidade indígena Kaingáng Por Fi, na área cedida pelo município de São Leopoldo, há pouco mais de um ano. As imagens foram realizadas pela equipe do jornal, colaboradores e voluntários do projeto de extensão "Múltiplas Leituras: etnicidade, identidade e memória" e integrantes do Diretório Acadêmico do curso de História.

Segundo a professora Márcia Blanco Cardoso, líder do projeto Múltiplas Leituras, a importância das festividades para a comunidade reside na visibilidade que proporciona ao grupo, na apropriação do novo espaço. "É, afinal, o momento em que a comunidade abre suas casas, compartilha seu alimento, crenças e histórias com outras pessoas, sente-se valorizada e fortalecida, na luta pela manutenção de sua cultura e identidade", comentou.

A parceria realizada entre os projetos de extensão Jornal Comunidade e Múltiplas Leituras resulta numa ação de documentação, registros e ensino teórico e prático, realizada por acadêmicos dos cursos de História e da Comunicação Social na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo, durante as comemorações do "Dia do Índio", entre 17 e 19 de abril, deste ano. As fotografias que integram a mostra são de autoria dos acadêmicos Celso Eduardo Stark, Carina Silva, Josiani Job e Marília Lazzari, com a orientação do professor de Fotografia, Donaldo Hadlich.

Kaingáng
Já a mostra fotográfica "Kaingáng Por Fi" é resultado de uma ação desenvolvida pelo Jornal Comunidade, através da acadêmica e voluntária do curso de Jornalismo, Alcione Gabriela Muller. Através de uma reportagem fotojornalística para o Jornal Comunidade, a aluna reúne um material que compõe, numa mostra totalmente em preto e branco, fotografias que documentam, em vários ângulos e detalhes, as atividades, os espaços e as pessoas da comunidade Por Fi.

Os registros fotográficos foram realizados durante uma ação realizada em parceria pelos dois projetos, durante as comemorações da Semana Indígena, na comunidade Kaingáng Por Fi, situada na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo. "Com as fotografias eu quis ir muito além de um rosto bonito ou cabelos negros. A intenção era mostrar o olhar marcante deste povo, que traz consigo a história do nosso Brasil. As fotos em preto e branco ressaltam o mistério presente em cada imagem e maximiza a beleza dos traços indígenas", ressalta Alcione Müller.

As duas atividades têm a coordenação das professoras Maria Alice Bragança, líder do projeto Jornal Comunidade, e Márcia Blanco Cardoso, líder do projeto de extensão Múltiplas Leituras: etnicidade, identidade e memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário