quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ciclo de palestras qualifica agroindústrias de Novo Hamburgo


Um coquetel com produtos coloniais integrou os participantes do ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a EMATER. Cucas, bolachas, queijos, linguiças e outros artigos alimentícios produzidos por agroindústrias de Novo Hamburgo foram servidos para degustação, a fim de mostrar as potencialidades dos produtores rurais do município. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 17, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, em Lomba Grande.

Na ocasião, técnicos da SDR e da EMATER ministraram palestras para falar de questões sanitárias que envolvem o processamento e a comercialização de alimentos, e também para explicar as possibilidades de acesso aos créditos de financiamento oferecidos pelo Governo Federal. Conforme o titular da SDR, Lealdo Tavares, a iniciativa objetiva a qualificação das agroindústrias. “Nós estamos aqui para ajudar os produtores. Este é um trabalho importante para qualificá-los, de maneira que eles se tornem mais competitivos”, disse Tavares.

A extensionista rural da EMATER, Leonice Kreutz, abordou em sua palestra a manipulação correta de alimentos, postura profissional e procedimentos que devem ser tomados durante a produção. “Fizemos uma reciclagem para orientá-los que um produto de venda tem que ser diferente dos que eles usam para o consumo próprio. Um produto de boa qualidade atrai clientes”, explicou Leonice. Já a veterinária da SDR, Cristine Becker, explanou sobre os principais microrganismos causadores de intoxicações e infecções alimentares. “Essas pessoas manipulam alimentos e tem uma grande responsabilidade. Elas precisam impedir a contaminação de seus produtos para que seus clientes não sejam prejudicados”, falou Cristine.

Outro tema abordado no encontro foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, oferecido pelo Governo Federal. A linha de crédito foi criada no ano passado, como um reforço à atividade, que responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro e 10% do PIB - Produto Interno Bruto do país. Através dela, os produtores rurais podem comprar máquinas e equipamentos para melhorar as estruturas de trabalho. Conforme dados da EMATER, só em Lomba Grande a agricultura familiar já obteve mais de um milhão de reais através desta linha de crédito. Alguns tratores obtidos por esses recuros foram expostos durante o evento.

O prefeito Tarcísio Zimmermann participou da atividade e destacou a sua importância. “Devemos fazer um grande esforço para apoiar a agroindústria. É uma forma de potencializar o desenvolvimento, mantendo a cultura e preservando os valores”, disse Tarcísio. De acordo com ele, ainda este ano o município receberá do Governo Federal cerca de R$ 800 mil para investir na agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário