quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comunidade debate propostas para revitalizar o Centro da Cidade

Encontro reuniu a comunidade para elaborar propostas de revitalização para o Centro da cidade

Cerca de 80 pessoas participaram na noite desta quarta-feira, dia 17 de junho, da audiência pública que debateu propostas para a revitalização e requalificação do Centro de Novo Hamburgo. O encontro ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz. Segundo Carlos Finck, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR), o primeiro encontro serviu para estimular a comunidade a discutir e propor ideias sobre o projeto.

Conforme a assessora especial para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, a comunidade participará da elaboração de um plano de desenvolvimento estratégico, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana da área central da cidade. “A ideia é elaborar um projeto que atenda a demanda da comunidade, facilitando a locomoção dos pedestres, o fluxo de trânsito, gere emprego e renda e torne a região mais atraente”, afirma.

Ainda de acordo com Finck, o processo licitatório para a contratação da empresa para elaborar o projeto deve ocorrer ainda este ano. “A projeção é que as obras comecem no segundo semestre de 2011”, afirma. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 85 milhões, que deve ser financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Projeto
A área central urbana de Novo Hamburgo deve passar por uma remodelagem total nos próximos anos, especialmente no perímetro compreendido entre as ruas Marcílio Dias, Joaquim Nabuco e Rua Bento Gonçalves e Avenida Nações Unidas. O objetivo é proporcionar mais conforto, mobilidade e atratividade aos usuários, comerciantes e turistas.

O projeto é subdividido em três partes: a primeira é a revitalização física da área, como o conserto de calçadas, praças, sistema viário e sistemas de esgotos; a segunda é voltada para a revitalização das funções urbanas, como a distribuição de lixeiras, sinalização de trânsito e placas de publicidade; e a terceira é a gestão desses processos de revitalização. Além disso, o projeto poderá englobar a revitalização de espaços públicos, a infraestrutura urbana e as edificações, para fomentar a geração e manutenção de negócios e a qualificação de serviços públicos.

Comissão
Na audiência desta quarta-feira foi eleita uma comissão que deve acompanhar os trabalhos da Prefeitura e das empresas que serão contratadas. Os escolhidos para representar a sociedade civil foram: Iran Amaral Jr., Fernanda Eismann, Clóvis Vijales, Cristiano Oliveira, Flavio Gilberto Mosmann, Goreti Finck, Renato Engelmann, Everton Passiti, Plácido Crescente, Ceres Jardim, Renato Pilger, Renato Engelmann, João Ribeiro, Lauriê Guidobono, e Darwin Kremer e Remídio Klein, da sociedade organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário