quarta-feira, 17 de junho de 2009

Curso aborda obras da poesia gauchesca platina

Inscrições encerram-se nesta sexta-feira, dia 19

Termina nesta sexta-feira, dia 19, o prazo para efetuar inscrições para o curso de extensão "As origens do gaúcho mítico na poesia gauchesca rio-platense". A atividade acontecerá no período entre 20 de junho e 24 de outubro. As aulas serão realizadas em alguns sábados, das 9h às 12h, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Destinado a alunos e professores dos cursos de graduação em Letras, História e áreas afins, o curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento das principais obras da poesia gauchesca platina do século XIX, destacando as principais características de cada obra. A finalidade também é identificar pontos de contato e distanciamento entre as obras, analisando o percurso evolutivo dos temas e das imagens mais recorrentes, bem como identificar a forma como as obras analisadas constroem a imagem do gaúcho, especialmente em relação às representações do índio, do negro e da mulher.

O curso será ministrado por Rafael Guimarães, mestre em Literatura Comparada e doutorando em Literatura Comparada (UFRGS), e pela professora Juracy Assmann Saraiva, pós-doutora em Teoria Literária (Universidade Estadual de Campinas) e doutora em Teoria Literária (PUCRS). Em 2007, ela recebeu o Troféu Pena Libertária, relativo ao Prêmio Educação RS na Categoria profissional, pelo trabalho de formação de leitores e de estímulo às políticas públicas educacionais voltadas para a leitura, e o Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio, pelo desenvolvimento de um programa de leitura em escola da rede municipal.

Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/extensao ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário