quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prefeitura convida população para Audiência Pública que irá debater futuro do Parcão


Dando continuidade a série de encontros para a elaboração dos projetos do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado, a Prefeitura de Novo Hamburgo convida a população para debater o Plano de Manejo do Parque Municipal Luís Henrique Roessler, o Parcão. A reunião pública ocorrerá no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, no próximo dia 15 de julho, a partir das 19 horas. Com mais de 54 hectares o local está inserido no Plano de Requalificação, Revitalização Urbana e Ambiental que busca discutir e debater propostas para melhorar a infraestrutura e a paisagem urbanística do Centro da cidade, do bairro Hamburgo Velho, além do próprio Parcão.

O encontro com a comunidade servirá para colher as opiniões e demandas dos moradores. Essas por sua vez deverão basear a elaboração do Plano de Manejo do Parcão. Segundo a assessora para Políticas de Desenvolvimento da prefeitura, Júlia Ambros, essa é uma nova oportunidade para que a comunidade participe das decisões da Administração. “Eles poderão opinar sobre quais investimentos devem ser colocados em prática para atrair pessoas ao Parque”, explica. De acordo com ela, o parque municipal possui uma ampla área, e por isso é importante discutir como devem ser as melhorias nas trilhas, aparelhos de ginástica, equipamentos de recreação além de ampliar e de aprimorar o sistema de iluminação do local.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), o Parcão é uma Unidade de Conservação Ambiental instituída pelo Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPAM). Além disso, ele está em processo de inclusão no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). “Quando o Parcão for inserido nesse Sistema o município terá direito ao chamado ICMS ecológico concedido aos municípios que priorizam a preservação deste tipo de área”, afirma o titular da SEMAM, Ernani Galvão. Ele aponta ainda que este fato deve ser levado em consideração no processo de elaboração do Plano de Manejo. Segundo o secretário a Requalificação Ambiental deve obedecer aos critérios de conservação e preservação da área e do seu entorno.

O Parcão

Situado entre os bairros Canudos, Jardim Mauá e Hamburgo Velho, o Parcão tem 54 hectares de área e está aberto à visitação da comunidade diariamente. Ele é monitorado por dois guardas ambientais e por agentes da Guarda Municipal. No local são desenvolvidos projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM). Um deles é o programa de cuidados para cavalos que foram vítimas de maus tratos. Atualmente dois cavalos recebem tratamento veterinário. Após este trabalho eles são disponibilizados para adoção. Os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente para mais informações. De acordo com Udo Sarlet, diretor do Parcão, inúmeras espécies de plantas e animais são encontradas no local. Para proteger definitivamente o parque, o Plano de Manejo deve obedecer aos aspectos naturais para que a fauna e a flora não sejam prejudicadas ou afetadas.

Outro projeto é o trabalho de Educação Ambiental com os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Beatriz Wittmann, em 2008, foram atendidas cerca de 8 mil estudantes. “Nos encontros que ocorrem duas vezes por semana repassamos aos jovens os cuidados necessários para manter o espaço intacto. Além disso, os alunos desenvolvem outro projeto, chamado Horta Ecológica, momento em que eles vêm até o Parcão plantam, cultivam e colhem hortaliças”, revela Ana Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário