terça-feira, 30 de junho de 2009

Cerimônia marca entrega das primeiras 80 casas no Loteamento Novo Nações




No sábado, 26, a euforia era visível no rosto de centenas de pessoas que acompanharam o evento de entrega das primeiras 80 casas do Loteamento Novo Nações, no bairro Santo Afonso. Após meses de espera, as famílias, que até então viviam à margem do Arroio Luiz Rau, em meio a ratos, insetos e mau cheiro, além do sempre presente risco de inundações, puderam comemorar com sorrisos a conquista de um imóvel próprio e regularizado.

“Eu esperei 56 anos por isso”, afirmava, emocionada, a dona de casa Maria Rozinha Hennemann, conhecida entre os populares apenas por ‘Rosinha’. Ela foi convidada a subir ao palco, de onde discursou: “foi angustiante esta espera. Estava apreensiva, mas hoje estamos felizes. Vamos lutar pelo que é nosso. Eu mesma não ganhei minha casa hoje, só daqui a uma semana, mas vamos fazer bom uso e que este lugar seja nosso para sempre”, encerrou, arrancando aplausos da plateia.

Também causou entusiasmo no público a fala do líder comunitário e morador da localidade Jorge Tatsch. Responsável pela mediação entre os moradores e o poder público, Tatsch agradeceu dizendo que “é um grande sonho sair daquele lugar precário. Estamos felizes e só queremos aplaudir a todos que estão e estiveram conosco durante esta luta”. Após, manifestou-se o secretário de Habitação do Município, Juarez Kaiser. Para ele, “uma casa não é só uma casa, mas o local onde está nossa família e onde encontramos nossa dignidade”. Segundo o secretário, é uma honra estar à frente da SEHAB, a primeira secretaria a inaugurar uma grande obra em 2009, no sexto mês do mandato de Tarcísio Zimmermann.

O prefeito reiterou a importância da obra e solicitou também uma salva de palmas para os operários que construíram a obra. De acordo com o prefeito, “às vezes a gente vê a casa, mas não vê o peão, que suou o topete para que ela exista”. Depois, deixando o tom descontraído que lhe é característico de lado, Tarcísio aplicou uma espécie de sermão nos presentes. Segundo ele, lhe chegaram rumores de pessoas já oferecendo as casas que ainda nem receberam a valores de R$ 2 mil a R$ 12 mil. Para estes, o prefeito alertou: “se vocês venderem estas casas, pagas por cada um dos cidadãos de Novo Hamburgo e da Nação, entrarão em um cadastro nacional negativo e, além dela, perderão todos os benefícios, inclusive o Bolsa Família”.




No final da cerimônia, foi feita a entrega simbólica das cinco primeiras chaves, além do descerramento da fita de inauguração, afixada na porta de uma das residências. Por fim, foram organizadas filas para conferência dos contratos, documentação e entrega de todas as demais chaves.
O restante das 165 famílias inscritas no programa habitacional receberá suas chaves ao longo desta semana, conforme as unidades forem finalizadas e liberadas pela Caixa Federal, após vistoria técnica. A equipe da SEHAB mantém plantão no local, através de revezamento, para atender os futuros moradores e orientar com relação a contratos, documentação e mesmo auxiliar na mudança. “Desde o meio-dia do sábado, um caminhão foi disponibilizado para fazer as mudanças das famílias, mediante agendamento”, explica o secretário Juarez Kaiser.

Ele continuará executando os translados até que todas as casas sejam entregues. Conforme a diretora de Habitação e Cooperativismo, Márcia Selíria da Rosa, todas as famílias assinaram termo de compromisso que limita a 90 dias o prazo de desocupação total das margens do arroio. “Se eles não cumprirem este prazo, entraremos com reintegração de posse das novas casas”, afirma a diretora, preocupada com o possível surgimento de novo foco de ocupação no mesmo local. De acordo com ela, a Prefeitura pretende investir na limpeza e revitalização do local, tão logo ele esteja completamente desabitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário