quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coordenadoria prepara Semana Intermunicipal da Juventude




Na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, uma reunião no quinto andar do Centro de Cidadania hamburguense começou a definir o formato da Semana Intermunicipal de Juventude, prevista para ocorrer nos dias 7 a 16 de agosto. A ideia vem sendo desenvolvida desde o Seminário Estadual de Gestores e Agentes de Juventude, ocorrida nos dias 15 e 16 de maio, em Canoas, e estabelece que o evento aconteça simultaneamente nos 12 municípios que integram a Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. “Teremos identidade e slogan padrão para todas as cidades, além de temas e algumas atividades em comum”, explica o coordenador de Políticas para a Juventude de Novo Hamburgo, Roger Correa. O mais importante segundo ele, “é que toda a programação será paralela, ao mesmo tempo em todos os municípios, o que deve gerar uma boa visibilidade a nível estadual”, aposta Correa.

Outra característica da Semana de Juventude é que sua construção está sendo feita através do diálogo e interação com a sociedade civil, especialmente as entidades e movimentos organizados. Exemplo disso foi a própria reunião desta manhã, da qual participaram representantes da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e grupos de rap do município, além de membros de diversos setores do poder público, como Faixa Nobre, Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria de Educação (SMED), Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Comusa, Secretaria Geral de Governo, Secretaria Especial de Comunicação e Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS).
A abertura da semana voltada à juventude será feita na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, no dia 7 de agosto e deverá contar com solenidade política e atividade cultural. Conforme Roger Correa, o local foi escolhido em função da centralidade geográfica, por se tratar da capital gaúcha, e também “por ser uma entidade parceira, que apoia a constituição do Fórum Estadual de Gestores, cujas tratativas estão bem adiantadas”, resume.

Além desta atividade em comum, outra, agendada para a quinta-feira, 13 de agosto, em São Leopoldo, já está incluída no cronograma. Trata-se de um seminário regional, cujo objetivo será legitimar o processo de construção do espaço permanente de debate entre os gestores jovens. O restante da programação está a cargo de cada município, que dispõe de autonomia para desenvolver a própria agenda.

Em Novo Hamburgo, a previsão é de que as atividades sejam descentralizadas em diversos bairros e atinjam vários segmentos da juventude, respeitando suas especificidades. “O eixo central da Semana é o debate em torno do Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Senado”, explica Correa. “Mas também queremos envolver cultura, arte e esporte, pois sabemos que os assuntos políticos hoje em dia não atraem muito a rapaziada”, completa. Nas próximas semanas, os Grupos de Trabalho constituídos na reunião de hoje estarão visitando outras entidades, a fim de estabelecer a agenda final da Semana, com os respectivos temas e datas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário