terça-feira, 30 de junho de 2009

Mutirão de recadastramento do Bolsa Família começa por Canudos




Na manhã do sábado, 27, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) iniciou o mutirão de recadastramento das famílias que recebem benefício social, em especial o Bolsa Família. A ação objetiva atualizar o banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), requisito básico para acessar qualquer programa do governo federal ou mesmo municipal.

O início da campanha, caracterizada pela secretária Jurema Guterres como de “busca ativa dos usuários”, foi marcado por um ato no Centro de Referência em Assistência Social Canudos I (CRAS. Na ocasião, o prefeito Tarcísio Zimmermann, a vice-prefeita Lorena Mayer e grande parte dos secretários municipais se integraram aos cerca de 120 voluntários cedidos pelos órgãos de governo para o mutirão. Em sua fala, a secretária Jurema agradeceu a presença de todos e elogiou o “trabalho determinado de vir num sábado frio, de manhã cedo, auxiliar”. Segundo ela, “isto demonstra o quanto todos compreendem a importância do momento, que é o de recadastrar as pessoas no CadÚnico, pois, ao visitarmos estes locais, estaremos conhecendo a realidade das pessoas atendidas pela assistência social e que são sistematicamente excluídas e esquecidas”.

O prefeito Tarcísio e a vice Lorena parabenizaram a SDS pelo esforço de reestruturação e as iniciativas que têm sido feitas em prol da comunidade. Tarcísio caracterizou o trabalho da secretaria como “excelente, mais perto das pessoas”. Segundo ele, os CRAS vêm ganhando ‘musculatura’ para suprir as demandas. “Em breve, teremos unidades de assistência social em todo o município, assim como temos UBSs e escolas”. De acordo com o prefeito, só o fato de terem sido incluídas mais 3 mil famílias no Bolsa Família nos últimos meses é “algo fantástico.”

Lorena, por sua vez, frisou a importância da iniciativa, lembrando que “na campanha ouvíamos muito das pessoas de que elas não estavam nos programas. E isso só acontecia porque não haviam sido cadastradas”. Buscando eliminar este tipo de situação, o mutirão irá percorrer todos os bairros que apresentam índices elevados de vulnerabilidade social. Além deste primeiro sábado, os próximos quatro também integram a ação, com visitas programadas para os bairros Santo Afonso, em 4 de julho; Kephas/São Jorge, em 11 de julho; Primavera, em 18 de julho; e Roselância, no dia 25 de julho. A campanha encerra no dia 1º de agosto, com abordagens no CRAS do Centro, localizado junto ao Centro de Cidadania (rua David Canabarro, 20). O prazo final para recadastramento de todos os 14.235 inscritos no CadÚnico, dos quais 9.353 recebem o Bolsa Família, é 31 de agosto.

Durante este primeiro sábado, as equipes visitaram pessoas nos bairros Canudos e Rondônia. O mutirão abrangeu dez localidades atendidas pelo CRAS da Bartolomeu de Gusmão. Durante as abordagens, foram entregues 5 mil folders e colados 200 cartazes em locais cedidos pelo comércio local, 20 em cada uma das localidades. Ao todo, foram visitados dez pontos: Vila das Flores, Morro da Formiga, Vila Marisol I e II, Vila Kippling, Vila Getúlio Vargas, Vila Alfredo Marotzki, Aeroclube, Iguaçu e Visital. Conforme Tarcísio Zimmermann, que integrou o mutirão acompanhado da secretária Jurema e do secretário-geral de Governo, Luís Lauermann, “devemos lembrar que não estamos tratando de fazer simplesmente cadastros, mas deve levar direitos às pessoas, benefícios materiais concretos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário