domingo, 28 de junho de 2009

Prefeitura e Hospital Municipal lançam serviço de assistência domiciliar

Na próxima segunda-feira, dia 29, às 10h, a Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) lançam o serviço de assistência domiciliar SUS em Casa. O novo serviço permite que pacientes com longo tempo de internação retornem mais cedo para suas casas, onde continuam recebendo acompanhamento hospitalar periódico por uma equipe de profissionais. O SUS em Casa será oferecido ao usuário do HMNH que tenha condições de permanecer sob tratamento e cuidados em sua residência, desde que ele tenha um cuidador responsável por ele.

O serviço de assistência domiciliar, que já é desenvolvido desde abril como projeto piloto, atende hoje dez pacientes. Um deles é Cilmo de Souza Vaz, de 41 anos, que há um ano e meio sofre de cirrose hepática. Após passar por várias internações hospitalares, hoje ele recebe tratamento em sua residência. “Sinto-me bem melhor com o tratamento em casa. Quando eu estava no hospital não via a hora de sair, pois não gosto de ficar preso. Aqui eu posso caminhar pela vizinhança e ficar junto com a minha família”, disse Cilmo. Para a sua companheira e cuidadora, Leocágia de Oliveira Pereira, 45, a melhora de Cilmo é visível. “Lá no hospital era uma verdadeira briga para fazê-lo comer. Aqui em casa ele voltou a comer e está mais forte. Inclusive está acordando bem cedo para caminhar”, revela Leocágia. “Outro aspecto positivo é que não precisamos nos deslocar para visitá-lo. Antes tínhamos que pegar quatro ônibus para ir e voltar ao hospital”, completa ela.

Conforme a coordenadora do SUS em Casa, Ana Paula Nascimento, a partir do credenciamento do novo serviço pelo Sistema Único de Saúde, será possível atender até 60 pacientes simultaneamente, já que por enquanto o atendimento é feito com recursos municipais. Ela explica que o número de habitantes da cidade é que define quantas pessoas podem receber o benefício. “Com a atual população, o SUS permite criar até dois grupos de atendimento, cada um capaz de atender até 30 pacientes ao mesmo tempo”, afirma.
De acordo com ela, o objetivo da criação do serviço no município é evitar a permanência desnecessária no hospital em casos de problemas controláveis. “Por exemplo, uma pessoa que quebrou a perna não precisa ocupar um leito do hospital caso tenha condições de ser atendida na sua própria casa, com orientação qualificada”, garante.

A equipe de profissionais que vai atuar no SUS em Casa é constituída por dois grupos. O primeiro, que atua em todos os casos, é formado por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico. Já o segundo grupo, de apoio específico para cada caso, possui um nutricionista, um farmacêutico, um assistente social e um psicólogo. A coordenadora afirma ainda que o serviço reduz o número de internações desnecessárias, além de criar um ambiente mais propício para a recuperação dos pacientes. Segundo a médica Nádia Krüger, que integra uma das equipes, o tratamento em casa é um aditivo no tratamento dos pacientes. “Eles se sentem melhor psicologicamente e melhoram gradativamente. É algo que se soma no tratamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário