terça-feira, 30 de junho de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer


QUEM AMA, CORRIGE

“Moisés já era homem feito. Um dia ele saiu para visitar o seu povo e viu como os israelitas eram obrigados a fazer trabalhos pesados. Viu também um egípcio batendo num israelita, um patrício seu. Moisés olhou para os lados e, vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu o corpo na areia. No dia seguinte voltou e viu dois israelitas brigando. Então perguntou ao que maltratava o outro: ‘Por que você está batendo no seu patrício?’ O homem respondeu: ‘Quem pôs você como nosso chefe ou nosso juiz? Você está querendo me matar como matou o egípcio?’ Então Moisés ficou com medo e pensou: ‘Já descobriram o que eu fiz.’”
(Êxodo 2. 11-14, Bíblia Sagrada, Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

O trecho acima é relatado na época em que o povo de Israel era escravo no Egito. Moisés viu um egípcio batendo em um israelita e, revoltado com aquilo, o matou. No outro dia, quando viu dois israelitas brigando, foi até eles e repreendeu o agressor. Este, não gostando de ser repreendido, perguntou a Moisés quem o tinha posto de juiz sobre o povo de Israel, como quem diz: “Quem você pensa que é? Por que você está me corrigindo? Você também não é perfeito!” Moisés, naquela época, ainda não tinha tido seu encontro com Deus, porém sua atitude, ao orientar os seus irmãos (israelitas) a não brigarem, estava condizente com os pensamentos divinos. Moisés não queria se passar por alguém superior, ou sem pecados, mas sim, queria ajudar seus irmãos a corrigirem seus erros, porque os amava..

As pessoas, ao invés de refletirem sobre seus erros, se enchem de orgulho e acusam àquele que as está corrigindo. Frases como “ninguém é perfeito”, “mas ele também tem seus pecados”, “da minha vida cuido eu” são muito comuns em resposta a um conselho recebido. Imagino que até contra mim já se proferiu algo parecido. Entretanto, quero deixar claro que, assim como Moisés, minha intenção nunca foi julgar, e sim, aconselhar. Claro que eu também peco, e não poderia ser diferente, pois sou um ser humano. Mas quando eu leio na Bíblia que eu estou errado; quando um pastor me fala o que eu não devo fazer; quando o Espírito Santo me revela que estou me afastando de Deus por causa de algum pecado, então eu reflito e abandono tal erro. Pois existe diferença entre “pecar” e “viver no pecado”. Por exemplo: Pecar é falar mal de alguém; mas depois reconhecer que falou mal e que é errado, se arrepender, e não falar mal dessa pessoa outra vez. Viver no pecado é fofocar da vida alheia todos os dias, achando que está certo. Geralmente, quem vive no pecado está tão “bitolado” em relação àquilo que nem reconhece mais que está fazendo algo errado. E quando um pastor, um amigo, a própria Bíblia diz a essa pessoa que está errando, o orgulho se manifesta, assim como se manifestou naquele israelita.

Eu tenho minhas falhas, meus erros, mas, em termos espirituais, tenho recebido de Deus o entendimento para auxiliar as pessoas, que querem, a reconhecer e abandonar seus erros. Assim também é em relação ao pastor da minha igreja. Eu reconheço que ele tem mais autoridade espiritual do que eu, por isso o escuto e aprendo com ele, mesmo o pastor tendo suas falhas. Tudo que escrevo tem embasamento na Palavra de Deus, e não em tradições ou costumes religiosos. Quando eu anuncio a Palavra de Deus, me sinto como o profeta Jeremias, que afirmou: “Mas, quando penso: ‘Vou esquecer o SENHOR e não falarei mais em seu nome’, então a tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais agüentar.” (Jeremias 20. 9). Eu não consigo ficar com a mensagem de Deus somente comigo, eu tenho que anunciá-la, pois o apostolo Paulo escreve em 1 Coríntios, 13. 6: “Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.” Então, meu irmão, assim como Deus ama você e quer te corrigir para salvar a sua alma, eu também, pela misericórdia de Jesus Cristo, te amo, e quero pra você a mesma salvação que tenho comigo. Mesmo você que não crê em Deus, você que é católico, evangélico, espírita, umbandista, não importa a religião. Os meus artigos não são escritos pra mim, mas coloco neles todo o amor que tenho pelo meu próximo, orando para que o Espírito Santo abra o entendimento de quem lê. Portanto, se você ler em meus textos algo que “pisa no seu calo” e seu orgulho “gritar” dentro de você, reflita novamente com humildade, busque o entendimento de Deus, na Sua Palavra. Ou você acha que se eu não me preocupasse com a sua salvação, com a sua alma, eu estaria toda semana separando um tempo para escrever essa reflexão para você?

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário