terça-feira, 30 de junho de 2009

Serviço SUS em Casa é lançado em Novo Hamburgo




A Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) lançaram nesta segunda-feira, 29, o serviço de assistência domiciliar SUS em Casa. O novo serviço permite que pacientes com longo tempo de internação retornem mais cedo para suas casas, onde continuam recebendo acompanhamento hospitalar periódico por uma equipe médica. Ele é oferecido aos pacientes do HMNH que tenham condições de permanecer sob tratamento e cuidados em sua residência, desde que tenham um cuidador responsável. “Estamos inaugurando um serviço para a comunidade. Esta é uma possibilidade de Novo Hamburgo provar e experimentar, saindo do padrão de buscar atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no hospital”, disse a titular da Secretaria de Saúde (SMS), Clarita Souza. Ela também destacou os benefícios do tratamento domiciliar. “Como a gente é cuidado, estando no seu ambiente, em sua casa, tudo contribui muito para a cura do paciente”, falou a secretaria.

Implantado em abril deste ano como projeto piloto, o serviço de assistência domiciliar atende hoje dez pessoas simultaneamente. Atualmente ele é mantido com recursos municipais. A partir do credenciamento do novo serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será possível atender até 60 pacientes. O serviço ajuda a reduzir o número de internações desnecessárias, além de criar um ambiente mais propício para a recuperação dos pacientes. “Esse plano é ótimo para mim que cuido do meu irmão. Tratando em casa é melhor para ele e para nós”, disse a cuidadora Iria Martins, presente no lançamento.

Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, o lançamento do serviço faz parte de uma nova proposta para a área da Saúde no município. “Estamos trabalhando na busca de uma nova perspectiva de atendimento ao público. As nossas metas para a Saúde são muito ousadas”, declarou Tarcísio. Durante o lançamento, ele aproveitou ainda para entregar as chaves do seu carro oficial (um Vectra SD Expression, 2007), simbolizando a doação do veículo para o serviço. “Quando nos apresentaram o projeto, foi pedido um carro. Então resolvi doar o meu”, disse o prefeito. O veículo será utilizado pelos dois grupos que constituem a equipe de profissionais que atuam no SUS em Casa. O primeiro, que atua em todos os casos, é formado por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um médico. Já o segundo grupo, de apoio específico para cada caso, possui um nutricionista, um farmacêutico, um assistente social e um psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário