quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vacinação da Gripe A em Novo Hamburgo

Começa a terceira etapa da vacinação contra a Gripe A




Em Novo Hamburgo a terceira etapa da campanha da vacinação iniciou nesta terça-feira, dia 6 de abril. Nesta fase, jovens entre 20 e 29 anos devem procurar uma das 15 Unidades Básicas de Saúde ou a Casa de Vacina para receber a dose contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da nova gripe. Segundo a Secretaria da Saúde (SMS) a expectativa é imunizar 80% da população hamburguense nessa faixa etária, que chega a mais de 45 mil pessoas, até o dia 23 de abril. No Município, os locais de vacinação estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8 as 17 horas (confira abaixo a relação dos locais).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação. Para organizar o procedimento nos locais de vacinação, as unidades distribuem fichas, de acordo com a capacidade de atendimento. “Os postos de saúde não deixam de realizar outros procedimentos e são esses mesmos profissionais que fazem a aplicação da vacina”, explica Clarita de Souza, titular da SMS.



Segunda etapa

Na segunda etapa da campanha, destinada a crianças entre 6 e 23 meses, doentes crônicos e gestantes, foram imunizadas 6.780 pessoas. A estimativa, segundo a SMS, era vacinar 25 mil hamburguenses. Para atingir a meta, os postos continuarão vacinando os grupos da segunda etapa. Além disso, todas as UBSs estarão abertas no dia 10 de abril (sábado) das 8 às 18 horas exclusivamente para a aplicação da vacina. Ainda neste dia, uma equipe estará na Praça do Imigrante, no Centro, atendendo a população das 9 às 12 horas.



Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

A partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a Secretaria da Saúde, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença. Entre os dias 8 e 19 de março, 2,4 mil profissionais da saúde envolvidos diretamente na resposta a pandemia da doença foram imunizados.



Locais de Vacinação:

Casa de Vacinas (Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Odete Correa Schuck, 125 - Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Assuncion, 85 - Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Américo Vespúcio, s/nº - São Jorge)

UBS Kephas (Bernardo Ludvig, s/nº - São José)

UBS São Jorge (Jabuti, 308 - São Jorge)

UBS Guarani (Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Saturno, 202 - Boa Saúde)

UBS Redentora (Tamoio, s/nº - São José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário