sexta-feira, 9 de abril de 2010

SEMAM realiza análise do Arroio Luiz Rau

SEMAM realiza análise do Arroio Luiz Rau




A Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (SEMAM) analisou na tarde de sexta-feira, 9 de abril, a alteração da coloração do Arroio Luiz Rau. Técnicos da SEMAM e da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo constataram uma mancha de cor avermelhada no leito do arroio nas imediações do bairro Vila Rosa, na Avenida Nações Unidas.

Na análise foi verificada a presença de um corante orgânico, lançado por uma empresa embalagens de forma acidental. De acordo com o secretário da SEMAM, Ubiratan Hack, o resíduo não causará riscos. “O produto é isento de componentes metálicos, apresenta baixo grau de toxicidade e se decompõe naturalmente”, afirma. Segundo Hack, não houve alterações substanciais nas características do arroio, somente na cor das águas.

Após a constatação, os técnicos da secretaria realizaram uma vistoria na empresa responsável pelo lançamento do corante. Após essa vistoria, foi lacrado temporariamente o setor de manipulação de pigmentos da indústria, e os responsáveis estiveram na SEMAM para prestar esclarecimentos. Além disso, a empresa será notificada conforme análise dos laudos técnicos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário