terça-feira, 6 de abril de 2010

Portaria do Ministério da Educação foi publicada na segunda-feira, dia 5, no Diário Oficial da União

 
Nesta segunda-feira, 5 de abril, data em que Novo Hamburgo comemorou seus 83 anos de emancipação política, foi publicada, no Diário Oficial da União, uma portaria do Ministério da Educação, credenciando o Centro Universitário Feevale como universidade. A notícia era aguardada pela comunidade acadêmica e pelo município há pelo menos cinco anos.


O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, Argemi Machado de Oliveira, recebeu a notícia com grande satisfação. "A comunidade da região está de parabéns por mais uma conquista conseguida através do trabalho e da perseverança desta gente. Novo Hamburgo, em especial, teve um algo a mais a comemorar no dia 5 de abril. Queremos também, neste momento, agradecer aos funcionários e professores da Feevale e lembrar todos aqueles que anonimamente, ao longo dos 40 anos da Aspeur, deram sua contribuição e dedicação a essa instituição comunitária", afirma.


O reitor Ramon Fernando da Cunha diz que este é um momento extremamente gratificante, pois representa o resultado de uma luta intensa, que teve início em 1969, quando um grupo de pessoas se reuniu para buscar o atendimento de uma demanda da comunidade da região. "É uma antiga aspiração que se concretiza, afinal, a Feevale já nasceu com o propósito de ser universidade, e hoje conquista o que aquelas pessoas almejaram, há 40 anos", ressalta.


O processo


O processo de transformação da Feevale em universidade foi protocolado em 18 de março de 2005. Em 9 de dezembro do ano passado, após o cumprimento de diversas etapas, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação aprovou, por unanimidade, o credenciamento da Feevale. Em um documento de cerca de 50 páginas, onde a Instituição foi analisada em todos os seus aspectos, os conselheiros elogiaram a Feevale e o Projeto Universidade.


Os conselheiros afirmaram, em seu relatório, que "a Instituição tem forte inserção comunitária em função de sua origem e da sua atuação efetiva, comprometida com o desenvolvimento regional tanto por meio da formação de recursos humanos quanto pelas atividades relacionadas à extensão, à pesquisa, à prestação de serviços aos setores público e privado e ao fomento à inovação tecnológica". Eles ainda acrescentaram que a Feevale constitui referência real para o desenvolvimento de inovações baseadas em conhecimento científico e tecnológico, respondendo às demandas do setor produtivo.


A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que Feevale deverá cumprir, durante o seu primeiro prazo de credenciamento, as seguintes metas: manter os programas de mestrado e doutorado atualmente em funcionamento; ampliar a oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais um curso de mestrado e outro de doutorado; fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e favorecer a inclusão de docentes pesquisadores vinculados a agências de fomento; e expandir o número de programas de extensão universitária, vinculados ao ensino de graduação e de pós-graduação.


Os credenciamentos no Brasil

As primeiras universidades privadas brasileiras, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foram criadas em 1946, por meio de decretos-lei. No período de 1948 a 1961, ano da edição da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foram criadas dez novas universidades privadas, todas confessionais, sempre por meio de decretos.


As universidades criadas a partir de 1967 foram objeto de análise pelo Conselho Federal de Educação, seguidas de portaria ministerial. Entre 1967 e 1984, oito novas instituições privadas se somaram ao conjunto das universidades brasileiras. A partir deste momento histórico, instituições não ligadas a confissões religiosas passaram a ser autorizadas como universidades ou reconhecidas como tal.
Entre 1985 e 1989, outras 18 instituições privadas se tornaram universidades. Em 1992 foram criadas mais quatro. A partir da mudança do governo, em outubro de 1992, e até 1994, foram mais 20. Nos anos seguintes, após a recriação do Conselho Nacional de Educação, em 1996, foram credenciadas 12 novas universidades no setor privado: 10 entre 1996 e 1997, e duas em 2008.


Saiba mais sobre a Feevale


- Possui 40 anos e está localizada em Novo Hamburgo, a cerca de 40 km de Porto Alegre (RS).


- É uma instituição comunitária, que possui como mantenedora a Associação Pró-ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur).


- Possui cerca de 16 mil alunos em todos os níveis de ensino.


- É uma das instituições mais inovadoras da Região Sul do Brasil. Integra o ranking das Campeãs da Inovação, que aponta as organizações do sul mais eficientes na arte de transformar ideias em resultados.


- Está entre as 100 maiores organizações do Estado. Também é destaque entre as organizações da Região Sul, estando entre as primeiras 250 colocadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


- Integra uma rede internacional que contribui para a formação dos alunos e professores. Hoje tem parcerias em todos os continentes, com cerca de 60 instituições de 17 países.

- O ensino de graduação é de alta qualidade, comprovadamente atestada pelas avaliações oficiais, pela aceitação dos cursos e pelo sucesso dos egressos no mercado de trabalho.
- Reconhecida como uma das melhores instituições de ensino do país, busca excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional.


- As oportunidades oferecidas para os alunos são inúmeras, o que fortalece a formação do futuro profissional e possibilita que ele contribua para o desenvolvimento da sociedade.

- Atua em todas as áreas do conhecimento, com mais de 40 cursos de graduação, cerca de 40 cursos de especialização, quatro mestrados e um doutorado.


- Tem treze grupos de pesquisa atuando em diversas áreas do conhecimento, com mais de 80 pesquisadores e 27 linhas de pesquisa credenciadas pelo CNPq, em 81 diferentes projetos de pesquisa.
- Os professores possuem formação altamente qualificada, o que garante qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, tem uma gestão de excelência e comprometida socialmente com as demandas locais.
- Firma parcerias institucionais com associações, empresas, organizações governamentais, ONGs, etc., as quais contribuem para o desenvolvimento da sociedade.


- A responsabilidade social está presente em todas as políticas e ações. Possui inserção direta na sociedade, com a manutenção de 49 projetos de extensão de cunho social.

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