domingo, 25 de abril de 2010

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger



Falando de Napoleão

Napoleão está grande. Gordinho. Arteiro. Molequinho.


É muito meigo e risonho. Gosta muito da companhia dos"irmãos".

Da Chiquinha, corre atrás, sobem a escada aos pulos, na maior folia, mas, nada de agarração. Ela dá uns chega pra lá com categoria e ele sai de perto. Dia desse a vi dizer-lhe algo, entre os dentes, olhando-o fixamente olhos no olhos, ele baixou a cabeça e se mandou. Porém, com o tio Momoso, é o dia inteiro. Não sei como um senhor (na terceira idade) tem tanta paciência para aguentar... Se estou numa peça, o Momoso aparece, pode esperar, o Napoleão vem logo atrás. A mais divertida brincadeira do garotinho é ficar querendo agarrar a ponta do rabo do tio. E este, sabendo do jogo da brincadeirinha, aceita todas as regras. Fica sentado numa cadeira com a cauda balançando de umo lado para o outro e o coisinha se diverte. Às vezes, me paro para ver se o amarelinho consegue... Uma das artes prediletas do menininho é subir nos móveis e jogar meus objetos (canetas, celular, tesourinha, papéis...) no chão. Quando chego perto, sai correndo e se esconde debaixo do sofá. Uma vez, vi que ele estava muito quieto, fui procurá-lo, encontrei-o em cima da minha escrivaninha. Apareci na porta, saiu em debalada com algo na boca. Consegui alcançá-lo. Tirei um grampinho de cabelo da. O pior é que nessas ocasiões eu fico rindo e - o riso, o peso, as juntas do joelho e a idade - deixam-me lerda para me abaixar e chegar aos esconderijos do maroto.

Napoleão é muito guloso. Pela manhã é o primeiro a correr para o pratinho de comida. O tio vem calmamente e a LINDA eu tenho que lembrar: "Chiquinha, olha a comidinha." O cocô dele é muito. A quantidade que faz (2 vezes por dia) parece de um estivador das docas. Pesa mais de 200 gramas. Não é seco, nem mole. É massa. E o pior, fede a casa toda. Tenho que usar um neutralizador de odores. É brabo.

Agora, enquanto escrevo, ele está brincando com umas flores de um arranjo que tenho sobre um móvel na sala. Ele só para quando dorme. É normal?

Abração

meu, dele, da linda mocinha, Chiquinha, e do tio sarado - Momoso.

Ione

Nenhum comentário:

Postar um comentário