terça-feira, 27 de abril de 2010

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer

NÃO OLHE PARA TRÁS

“Havia estrangeiros viajando com os israelitas. Eles estavam com muita vontade de comer carne, e até mesmo os israelitas começaram a reclamar, dizendo: — Ah, se tivéssemos um pouco de carne para comer! No Egito comíamos quanto peixe queríamos, e era de graça. E que saudades dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! Mas agora acabaram-se as nossas forças. Não há mais nada para comer, e a única coisa que vemos é esse maná!” (Números 11. 4-6, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)





Vocês já se depararam com alguém ingrato? Pode ser um filho, um empregado, um vizinho! Você faz o que a pessoa pede, ajuda, orienta e, no início, ela até te agradece, mas depois fala mal de você, afirma que seria melhor você não ter se metido. É difícil entender como uma pessoa pode mudar de opinião tão facilmente. Como as circunstâncias influenciam, inclusive, no seu caráter. Essa é uma das maiores falhas do ser humano: a falta de fidelidade, convicção, de palavra! O texto acima nos mostra como nós agimos. Os versículos retratam o povo de Israel no deserto, após serem libertos do Egito, a caminho da terra que Deus prometera a eles. Quando o povo de Israel era escravo no Egito, eles sofriam agressões, humilhações, não tinham liberdade alguma, por isso pediam a Deus que os libertassem. Deus ouviu as preces e mandou Moisés para que fosse o líder a libertar o povo do jugo de faraó. A história se segue com o povo atravessando o mar vermelho e seguindo pelo deserto até a terra prometida. Os israelitas não eram mais escravos, eram livres, não sofriam mais agressões. O maná, citado na última frase da passagem acima, era o alimento que Deus mandava para o seu povo. Deus dava todos os dias o maná, que era um tipo de semente com a qual se fazia alimentos (pão, por exemplo), para os israelitas comerem. (Números 11 .7-9).



Notamos o cuidado de Deus junto ao Seu povo. Eles não precisavam produzir nada, não tinham que pagar nada, apenas recolher o maná que caía dos céus. Deus observava cada dia para que não faltasse alimento. Inclusive em Êxodo 16. 22-23, a Bíblia relata que Deus, na sexta-feira, mandava o dobro de maná para que eles pudessem descansar no sábado, dia de descanso instituído pelo Senhor. A preocupação do altíssimo era tamanha com Seus filhos, que o que nós podíamos esperar do povo era que O louvasse e agradecesse por tantas bênçãos. Mas o que o povo de Israel fez foi reclamar de comer o maná e lembrar dos “bons” tempos do Egito, onde comiam carne, cebola e etc. O coração daquela gente estava tão duro que não conseguiam enxergar a maravilha do livramento dado por Deus. Tinham dificuldades, claro, mas estavam livres, sendo supridos dia a dia. Mas naquele momento, por causa de um período de privações, o que eles mais queriam era voltar ao Egito apenas para comer carne. Você já fez isso com Deus? Olhou para trás e se regozijou na vida errada que levava? Já teve uma recaída? Eu já! Se libertar do pecado é algo que exige batalha e fé. O povo de Israel não queria batalhar e, apesar das maravilhas que presenciaram, como o mar vermelho se abrindo e o maná caindo do céu, não conseguiam manter a fé. Eles estavam voltados para os poucos prazeres que tinham no Egito, mesmo sendo escravos. Não queriam adorar a Deus na terra prometida porque não queriam passar pelo deserto para chegar lá.



Na nossa vida também é assim! Às vezes temos recaídas porque o pecado ainda está muito presente em nós, principalmente pelo entendimento da Palavra ainda não ser completo ou porque é muito recente nossa conversão. Para estes casos, temos o consolo de João: “Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai.” (1ª João 2. 1). O apóstolo nos orienta que não devemos pecar, mas, se acontecer, devemos nos arrepender e voltar a Jesus para sermos perdoados. Existem, todavia, vezes que as recaídas se dão por nossa própria vontade. Nestes casos, agimos como o povo de Israel. Ao invés de olharmos para frente, olhamos para trás e ficamos nos lembrando de como era “bom” (pura ilusão) o tempo que vivíamos no pecado. Esquecemos da libertação que Jesus nos deu e voltamos, ou por causa das dificuldades presentes em ser um cristão, ou pelos maus desejos que deixamos entrar novamente em nossos corações. Cuidado! Em Lucas 9. 62 o Senhor Jesus afirma: “[...] Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” Jesus afirma isso, não porque é mal e não nos perdoa, mas ao contrário, porque Ele sabe que se voltarmos ao passado dificilmente ouviremos Seu chamado para o arrependimento, porquanto o pecado estará enraizado em nós outra vez. Tenha certeza, irmão, que Jesus ama você. Se você tem algum pecado escondido, se arrependa, confesse seu erro a Deus, crie um relacionamento com Ele, em oração e leitura da Bíblia diariamente. Ele é fiel para nos perdoar e nos reconduzir ao Seu caminho. Mas não deixe que o pecado te seduza, não olhe para trás. Fixe seus olhos no Salvador, passe pelas tribulações, não desista! Somente em Jesus somos livres e encontramos salvação.



Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.




16 – O ABORTO
(Jó 3.16)






“Se a minha mãe tivesse tido um aborto, às escondidas, eu não teria existido e seria como as crianças que nunca viram a luz do dia.” (Retirado da Bíblia Sagrada, Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).





Um aborto em Pernambuco teve grande repercussão entre os brasileiros em fevereiro deste ano. O caso da menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto e grávida de gêmeos, incitou a população a questionar os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, religião dominante no país. O versículo que expus acima é um tanto melancólico, mas você já imaginou se sua mãe tivesse te abortado? Quero deixar clara a minha opinião contrária ao aborto, exceto em casos de risco à vida da mãe. Mas independente do que se pense, há certas questões neste caso que devem ser analisadas sem envolver sentimentos ou opiniões pessoais.



Primeiramente temos que entender o que é a excomunhão católica. Segundo o catecismo da igreja católica, item 1463, "alguns pecados particularmente graves são passíveis de excomunhão, a pena eclesiástica mais severa, que impede a recepção dos sacramentos e o exercício de certos atos eclesiásticos. Neste caso, a absolvição não pode ser dada, segundo o direito da Igreja, a não ser pelo Papa, pelo Bispo local ou por presbíteros autorizados por eles..." (Retirado do site http://padreleoeterno.blogspot.com/2009/03/excomunhao-o-que-e-e-o-caso-da-menina.html , em 09/03/2009). Ainda enumera nove casos incondicionais, já definidos no código canônico da igreja, passíveis de excomunhão, entre eles, o aborto. É de se admirar como a população condenou o arcebispo por ter declarado que os envolvidos estavam excomungados. Ora, pelo que entendo, o arcebispo não excomungou ninguém. Ele apenas declarou o que está escrito no código da sua doutrina, sendo coerente e fiel para com os dogmas que aceitou ao se declarar católico. Ademais, penso que o religioso tenha sido mais coerente e sincero do que muitos que o criticam, pois esses, católicos, criticam a sua igreja quando ela é contra o aborto, porém quando pratica o culto a imagens e batismo de crianças recém nascidas (atitudes em desacordo com a Bíblia (Êxodo 20. 4 e Marcos 16. 15-16)), não opinam.



Jesus Cristo já afirmava em seu ministério terreno: “Hipócritas! [...] A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.” (Mateus 15. 7-9). Percebemos que, com estas palavras, o Senhor Jesus nos exorta sobre os adoradores, que O adoram conforme lhes convêm. Não têm em mente agradar a Deus, mas sim seus próprios desejos. Isso também é visto quando analisamos os motivos que levaram as pessoas a criticarem a igreja por tal posicionamento. O cidadão que se opôs a essa postura religiosa, declarando-a antiquada e retrógrada, é o mesmo que acha antiquada e retrógrada a família, a castidade, o casamento duradouro até a morte, a fidelidade conjugal, etc. Quer dizer, não se é contra a postura arbitrária e pouco reflexiva do clero romano quanto a este caso peculiar, mas sim, contra o que Deus instituiu e que vai contra as nossas vontades. Sob esse ponto de vista, novamente, a hipocrisia desperta no meio dos “cristãos” que, se julgando “modernos”, se opõe ao seu Criador.



Sou favorável a esse aborto, principalmente porque a criança corria risco de morte e não tinha o corpo preparado para gerar duas crianças. Creio que Deus não se agrada desta prática, mas acredito também num Deus justo e misericordioso, que julgará tal atitude com sabedoria suprema. Além disso, quem é o papa, o bispo, ou seja lá quem for, para condenar ou perdoar alguém? Na Bíblia está escrito que se você confessar seu pecado a Deus (não ao padre) e se voltar para Ele, Ele o perdoará (Zacarias 1. 3). A vida com Deus é individual, mas confesso que a opinião pública rejeitando o posicionamento da igreja católica neste caso, pelos motivos (descritos acima) em que é embasada essa rejeição, me preocupa. Sejamos coerentes e sinceros. Se você, leitor, se posiciona contrário a este julgamento arbitrário proferido pela igreja católica, pois quer agradar a Deus, então reveja os outros atos que você pratica que vão contra a vontade dEle e elimine-os da sua vida!



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . Não é preciso se identificar. Cite, na mensagem, o texto lido. Saiba que qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Digo isso por experiência própria, seja ele qual for: Dívidas, família, enfermidades, vícios, depressão, insônia, inveja, separação, prostituição, adultério. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer salvar a sua alma e aliviar a sua dor, basta você crer e se entregar a Ele com todo o seu coração (Mateus 11.28).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!



CRISTIAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário