domingo, 25 de abril de 2010

Novo Hamburgo integra Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo integra Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul



Novo Hamburgo e mais seis municípios foram responsáveis pela criação da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul. No fim do mês de março, a secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita de Oliveira, esteve presente em uma reunião em Jaguarão, durante o Fórum do Turismo Cultural, que criou o novo órgão. Além dela, outros representantes das cidades de Piratini, Caçapava do Sul, Bagé, Pelotas e Santa Tereza, também compareceram no evento. Todas elas são cidades integrantes do PAC das Cidades Históricas.

A reunião de criação da Associação contou com o apoio e participação das cidades de Antônio Prado, Rio Grande, São Nicolau e São Miguel das Missões e com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Pampa (Unipampa). A entidade tem como objetivo integrar os municípios que possuem bens tombados ou em processo de tombamento pelo IPHAN/Minc, e futuramente também os que possuem bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE).

A nova entidade realizará reuniões bimestrais e a pretensão é que elas aconteçam sempre durante as principais festividades das cidades participantes. A próxima acontece no dia 28 de maio, em Pelotas, durante a Fenadoce.



A ideia da criação

A ideia surgiu a partir do modelo da Associação Estadual das Cidades Históricas de Minas Gerais, criada em 2003 e que tem trazido grandes resultados, como a articulação junto a a uma companhia de geração de energia elétrica para que fosse feita a rede subterrânea de fiação nas cidades integrantes, valorizando a paisagem urbana e o patrimônio arquitetônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário