segunda-feira, 26 de abril de 2010

Prefeitura inaugura Telecentro no Loteamento Morada dos Eucaliptos

Prefeitura inaugura Telecentro no Loteamento Morada dos Eucaliptos

Deivis Luz

Prefeito Tarcísio inaugurou o quarto Telecentro da Cidade. Na foto o Prefeito Tarcísio, a diretora da Escola, Meg Decker, o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal e a secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler


Os moradores do Loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos, agora contam com um local adequado para acessar a internet de forma gratuita. No sábado, dia 24 de abril, a Prefeitura inaugurou o quarto Telecentro Comunitário de Novo Hamburgo, que fica na Escola Municipal Francisco Xavier Kunst. Ao todo são dez computadores conectados à rede via satélite. A implantação destes pontos com internet busca diminuir o número de pessoas excluídas digitalmente, transformando o computador em uma ferramenta que pode auxiliar diretamente na rotina de estudantes, trabalhadores e idosos, seja em pesquisas escolares ou na confecção de um currículo para a busca de um emprego.

Durante a entrega do Telecentro à comunidade, o prefeito Tarcísio Zimmermann citou um estudo feito na Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, onde se registrou que, de duas mil famílias que lá residem, apenas 11 possuíam computador. “E aqui a realidade não é diferente. Espero que os estudantes tratem este local como um espaço sagrado e utilizem o computador como uma ferramenta de estudo”, afirmou. Tarcísio citou ainda que o próximo telecentro da cidade será instalado no bairro São José. “Dependemos apenas de ajustes no sinal da internet para inaugurarmos o quinto espaço”, completou.

Segundo o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), Jéferson Costa, a Prefeitura está levando a internet até locais onde as empresas de telecomunicação não demonstram interesse. “Esta ação coloca os estudantes deste Loteamento em condições iguais a de uma criança de uma escola da área central do Município. Este telecentro é uma evolução de outros existentes na cidade e representa uma segunda geração que terá atualização de software contínua”, informou.



Funcionamento

Para utilizar os telecentros, basta o morador se cadastrar apresentando Carteira de Identidade ou outro documento com foto. Em média, são disponibilizadas sessões de 30 minutos, conforme a demanda, e, após a primeira utilização, o usuário passa a dispor de senha própria, que lhe permite acesso direto. Além de navegação, estão disponíveis ferramentas básicas para o desenvolvimento de trabalhos, como editores de texto, planilhas eletrônicas e editores de imagens.



Endereços e horários dos Telecentros de Novo Hamburgo:

Telecentro da AME - Centro da Cidadania - Rua David Canabarro, 20 – 2º andar, Centro

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.



Biblioteca Municipal Machado de Assis - Praça da Bandeira, 66, Centro.

Segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.



ONG Ação em Encontro - Rua Vera Cruz, 103, Santo Afonso. Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.



Telecentro Comunitário Canudos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Xavier Kunst – Rua Quatro, 120, Canudos, das 8h às 11h30 e das 13 às 17 horas – Loteamento Morada dos Eucaliptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário