quinta-feira, 28 de maio de 2009

Feevale e Sinpro/RS formalizam acordo coletivo

Documento foi assinado no final da manhã desta quinta-feira, em Novo Hamburgo

Depois do Ministério do Trabalho e Emprego ter homologado, há três semanas, o Quadro de Carreira Docente da Feevale, que foi a primeira instituição do Rio Grande do Sul a conseguir a homologação do documento, foi formalizado, no final da manhã desta quinta-feira, dia 28, o acordo coletivo entre a Instituição e o Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - Sinpro/RS.

A assinatura aconteceu no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo, com as presenças do reitor Ramon Fernando da Cunha; do diretor do sindicato, Marcos Fuhr; dos procuradores Henrique Stefanello Teixeira (Sinpro) e Edson Morais Garcez (Feevale); dos pró-reitores Alexandre Zeni (Planejamento e Administração) e Inajara Vargas Ramos (Ensino); da coordenadora de RH da Feevale, Maura Mello; e de Paulo Thiele (dirigente sindical e professor da Feevale).

O acordo coletivo foi firmado depois de vários estudos internos e de uma ampla discussão com Sinpro/RS, que vem ocorrendo desde 2007. "O documento representa a integração do plano de carreira no patrimônio contratual dos docentes", afirma o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, acrescentando que após dois anos poderão ocorrer alterações, caso haja interesse de ambas as partes.

A coordenadora do departamento de Recursos Humanos da Feevale, Maura Mello, destaca que o plano de carreira contempla questões como admissão, progressão e promoção do docente. "Além da titulação, é valorizada a ação docente em todas as dimensões de atuação acadêmica, como por exemplo, a participação em cursos e eventos, a propriedade intelectual, a visão estratégica e sistêmica e parcerias para a auto-sustentabilidade e produções artístico-culturais", explica.