quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia do Desafio



Dia do Desafio mobiliza hamburguenses

Para driblar a inatividade, centenas de hamburguenses já passaram pela Praça do Imigrante nesta quarta-feira, 27 de maio, data em que se realiza o Dia do Desafio. No local estão sendo oferecidas atividades físicas, recreativas, brinquedolândia, passeio ciclístico, workshop com o grupo de atletas do parkour, campanhas de vacinação da gripe e da febre amarela, verificação de pressão arterial e glicose, distribuição de preservativos e apresentações culturais e artísticas.
Ainda na praça é possível participar da mateada, adquirir produtos da economia solidária, artesanatos, livros, mudas de árvores e adotar de animais. Outras atividades desenvolvidas ao longo do dia são a maratona de corrida, a caminhada de 12 horas ininterruptas ao redor da praça e a maratona de 12 horas aquáticas, realizada na Escola de Natação Tubarão.
A novidade para o Dia do Desafio deste ano ficou por conta do desenvolvimento de ações sociais e ambientais, como a arrecadação de alimentos e agasalhos e o plantio de 1,5 mil mudas de árvores pela cidade.
As empresas de Novo Hamburgo também estão convidadas a participar do Dia do Desafio. Para isso, devem desenvolver pelo menos 15 minutos de atividades entre os funcionários, e logo após preencher o formulário de inscrição que estará disponível no site da prefeitura ou informar o número de participantes pelos telefones 3594-9999, ramal 9223, ou 3593-6700.

O Dia do Desafio tem como objetivo driblar a inatividade com atividades na cidade e nas empresas e entidades, mobilizando o maior número possível de pessoas entre 0h e 24h do dia 27 de maio. Vale praticar, durante 15 minutos, qualquer esporte, dançar, jogar, brincar, caminhar, escalar, plantar uma árvore, cuidar de um jardim, doar alimentos e agasalhos, pedalar e muitas outras atividades que tragam benefícios para a saúde e o bem-estar social.
Em 2009, o município de Novo Hamburgo disputa contra a cidade mexicana de Toluca, que possui 747 mil habitantes. Em 2008, Novo Hamburgo venceu o Dia do Desafio ao competir com a cidade gaúcha de Gravataí.