sábado, 30 de maio de 2009


Marcelo de Quadro

Bem,vamos ao Grêmio! – o tricolor gaúcho tem uma partida difícil neste domingo, em Salvador, às 16 horas. Porque dizemos que será difícil? Porque o Grêmio está concentrado na Libertadores, onde faz uma excelente campanha, mesmo sem apresentar um grande futebol. O jornalista Milton Neves afirmou em entrevista que o Grêmio passa desta fase, onde está enfrentando o Caracas, da Venezuela. Mas depois, independente do adversário, não passará adiante. Quem viu o último jogo do tricolor ficou preocupado. Mesmo enfrentando o fraco time venezuelano e o jogo tendo sido fora de casa, em campo ruim, o Grêmio não conseguiu empolgar o seu torcedor. Aliás, se os venezuelanos fossem um pouquinho, um pouquinho só, mais aplicados, teriam goleado o time do treinador Paulo Autuori, recém chegado ao Olímpico. Se não fosse o goleiro, que fez uma defesa milagrosa quando o Grêmio já perdia por 1 x 0 a situação poderia ter complicado a vida gremista.

Outra dificuldade contra o Vitória – É aquela coisa, se ganhar, ganha por obrigação. Se perder é vergonhoso, pois o Vitória não tem tradição. Mas tem um time com alguns bons valores, está na parte de cima da tabela (5º lugar, com 6 pontos) e é bem treinado por Paulo César Carpegiani, que recebeu nova oportunidade como técnico, num clube brasileiro, e quer mostrar seu potencial. E o Grêmio não pode se dar ao luxo de ficar muito atrás na tabela de classificação, mesmo priorizando a Libertadores. Correr atrás, depois que a boiada disparou é complicado. O torcedor já sabe que a dita ‘imortalidade tricolor’ funciona só quando quer. E deixar para as últimas rodadas para recuperar as posições perdidas é exercício de faquir. Por isso é fundamental ir somando pontos, dentro e fora de casa, para ficar, pelo menos, numa posição tranqüila na zona intermediária.

Parâmetro Gre-Nal – Neste momento surgem as comparações e as metas. O Internacional caiu nas graças da mídia nacional. É saudado e louvado como um grande time. Isso é um perigo. Tomara que Fernando Carvalho e outros homens do futebol estejam atentos a tudo, e assumam o controle. A mídia levanta e derruba ao sabor do vento. É preciso tomar muito cuidado e não perder o foco. Ao mesmo tempo em que o Colorado busca exatamente uma chance de disputar a competição que o Grêmio está jogando, a Libertadores, o Grêmio também se espelha na boa fase do Inter e quer, urgentemente, ganhar um título em 2009. Já perdeu o Gauchão, nos dois turnos e agora luta para ser campeão da Libertadores para obter o direito de jogar, no final do ano, o Campeonato Mundial na sua nova fórmula.

Autuori já começa a sentir o peso – Certamente o Grêmio vai necessitar de reforços. Nomes continuam pipocando pelo Olímpico. Túlio já veio e já está jogando. Ibson é sondado e também interessa ao Inter. Mas o sistema defensivo talvez precise de correções urgentes, se não for possível trazer mais algum reforço para a defesa. Contra o Caracas o treinador já viu que alguma coisa urgente tem que ser feita, principalmente nas bolas aéreas. E olha que Réver e Léo são especialistas nestas jogadas. E o pior de tudo é que até o final do mês o Grêmio fica sem o seu grande goleiro Victor, que foi convocado para a Seleção de Dunga, que vai disputar a Copa das Confederações.