sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jogo na área


Marcelo de Quadro

Inter na Copa do Brasil – O colorado, se bem que ainda é cedo, parece que recuperou a fibra na Copa do Brasil. Acho que o adversário mais difícil, nesta reta final, é o próprio Internacional. Vencer os seus ‘quase’ é fundamental. E isso parece que aconteceu neste ano do Centenário. Há esta dúvida cruel, se o colorado gaúcho conseguirá fazer uma campanha digna em 2009. Ao contrário de outros clubes que, no ano do centenário, não foram felizes nas competições. O Inter está aproveitando bem as vitórias, já ganhou bem o Gauchão (inclusive ficando com as invejáveis Taças Fábio Koff e a Fernando Carvalho) e ruma para uma final na Copa do Brasil. Precisa conquistar.

Final com Corinthians? - Tudo indica que poderá ser Inter e Corinthians na decisão, na Copa do Brasil. Claro que todo colorado lembra que Mano Menezes, campeão paulista com o ‘coringão’, disse, em entrevista, que o Inter estava tão badalado por que não tinha, ainda, jogado contra um time que exigisse bastante dele. Esta provocação não foi esquecida pelos dirigentes do colorado e, certamente, será levada para dentro do vestiário. Você acha que motivará a equipe de Taison, Nilmar, D’Alessandro, Andrezinho...? Será um outro título em disputa, se a final for entre as duas equipes. Não se pode esquecer que o Vasco está desesperado, disputando a Segundona, esperando um espaço urgente para respirar. Conquistar uma vaga na Libertadores, agora, seria uma glória antecipada. É preciso ficar alerta.

Fernando Carvalho estabilizou o vestiário – Este tem classe a olhos vistos. É respeitado até pelos adversários. Vitorioso no Internacional, Fernando Carvalho voltou ao colorado, trouxe paz ao vestiário e, ainda por cima, conseguiu fazer de Taison o principal jogador colorado neste ano de 2009. Aliás, este garoto deu um salto de 180 graus. Depois da conversa que teve com Fernando Carvalho melhorou a cabeça e achou seu grande futebol. Tem velocidade, técnica, bom arremate, sabe jogar dentro da área, onde mostra firmeza e frieza pra executar os goleiros, como também joga fora da área, buscando jogo e servindo companheiros. É, sem dúvida, o melhor jogador do Inter, neste momento. Daqui a pouco Dunga já pode ir pensando num jogador efetivo para a Copa da África do Sul, em 2010.

Mais chances para Giuliano – Este meio-campista do Inter está sendo sacrificado. É muito bom jogador, já mostrou isso, mas precisa de melhores oportunidades. Por que melhores? Ora, para jogar com mais frequência e no lugar certo, na sua posição ideal. Ele não é atacante. Até pode chegar para ajudar o ataque, mas jamais jogar de costas para os zagueiros. Desse jeito estão queimando um bom jogador. Alô Tite!

Direção continua de olho no mercado – Walter, apesar de ser um bom jogador, não tem se mostrado um bom atleta. Até, parece, ter alguns problemas extracampo. Infelizmente, agora, está lesionado. A direção colorada tem, ainda, o atacante Leandrão, que não tem dez por cento da qualidade de Nilmar, Taison ou mesmo Alecsandro. Mas Leandrão, pelo seu empenho, dedicação, disciplina e vontade, vai acabar jogando as suas partidas no Inter de 2009. Tem as convocações da Seleção, tem as lesões e os cartões. Pode até haver alguma negociação, agora, no meio do ano. Então, quem tiver em condições e na vez, vai acabar jogando. Futebol é assim. A sorte também.

Líder também no Brasileirão – A direção decidiu cedo que a prioridade era voltar a disputar, novamente, uma Libertadores. E o caminho mais rápido, não mais fácil, é a Copa do Brasil. Está dando certo. O Inter está perto de chegar na decisão. Mas a campanha também está firme neste início de Brasileirão. O colorado é o atual bichopapão. É líder isolado, com 100% de aproveitamento. Claro, o campeonato é longo e difícil. Não tem como ser líder o campeonato inteiro. Mas não dá para esquecer que os últimos campeões do Brasileirão venceram o primeiro turno, com exceção do Grêmio. Então a campanha é dura mesmo nas primeiras partidas; é estratégica. É preciso começar e seguir vencendo, para depois ter poupança e poder administrar alguma dificuldade.

Grêmio - Amanhã falo do Grêmio, que está com tudo na Libertadores e pode, sim, chegar na decisão. Ainda mais com a chegada de Paulo Autuori, que tem competência e liderança. E o plantel gremista é competente.

RODADA DESTE FINAL DE SEMANA

SÁBADO – 18H30
Coritiba x Goiás
Atlético x Santo André
Botafogo x Sport

DOMINGO – 16H
Flamengo x Atlético-PR
São Paulo x Cruzeiro
Santos x Corinthians
Náutico x Fluminense
Vitória x Grêmio

DOMINGO - 18H30
Barueri x Palmeiras
Inter x Avaí