quarta-feira, 27 de maio de 2009

Egresso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale é finalista do 21º Concurso Opera Prima

Resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, em cerimônia no Museu Brasileiro da Escultura, de São Paulo


O arquiteto Leonardo Giovenardi, 26 anos, formado no final de 2008 pela Feevale, está entre os 25 finalistas do 21º Concurso Opera Prima, que premia os melhores trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O egresso desenvolveu, para uma residência, o projeto "Refúgio. Box 6". Segundo Giovenardi, o tema da habitação é recorrente na prática profissional dos arquitetos e muito explorado pelo imaginário da profissão, tratando da infinidade de soluções espaciais que podem ser apresentadas.

O projeto, implantado isolado do contexto urbano, em meio à natureza, reflete a necessidade de criar um refúgio aos indivíduos contemporâneos, possibilitando explorar ao máximo as soluções formais que o programa pode proporcionar. Trata-se de um projeto que se caracteriza por solução formal simples, refletindo os usos de espaços de acordo com a demanda do habitar familiar. Essa demanda prioriza a sociabilidade dos indivíduos que constituem um grupo familiar, com necessidades coletivas, mas que aceitam as peculiaridades e características de cada ser humano. O trabalho foi orientado pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, professor Leandro Manenti.

Segundo a organização da premiação, foram enviados 433 trabalhos, de 128 cursos de Arquitetura do Brasil. Por estar entre os finalistas, o ex-aluno da Feevale já receberá menção honrosa. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, em cerimônia no Museu Brasileiro da Escultura, de São Paulo.

Segundo Manenti, o curso encaminhou apenas um trabalho por ano (2007, 2008 e 2009), visto que o número de formandos até agora é pequeno - o curso, na Feevale, iniciou em 2000 e teve os primeiros formandos em 2006. Por isso, a Instituição participa do concurso desde 2007. Além disso, até agora, foram encaminhados três trabalhos para o concurso Opera Prima e um para a Mostra Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo que dois trabalhos foram finalistas. "Acredito que temos um retrospecto bastante positivo no cenário nacional", destaca Manenti. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site: www.premiooperaprima.com.br .