Nesta terça-feira, dia 26, o superintendente de Negócios e Varejo do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, Miguel Casela da Costa Franco, foi o palestrante convidado no encontro promovido pelo Departamento de Economia Solidária e Apoio à Microempresa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo, realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O superintendente falou sobre “Desenvolvimento Regional Sustentável” para um público formado por integrantes das secretarias municipais e também de cidades vizinhas, como Campo Bom, Canoas e Sapucaia.
De acordo com o superintendente do BB, o programa surgiu para auxiliar aquelas pessoas que sentem dificuldade para avançar em seus projetos, pois trabalham em grupos desestruturados. “Não podemos liberar o crédito para um empreendedor desestruturado, pois ele não irá alcançar o sucesso, e assim acabará se prejudicando e prejudicando também a instituição financeira. Por isso, junto ao crédito, queremos contribuir para a estruturação das pessoas, junto a uma equipe de trabalho qualificada, que vá contribuir não somente nas questões financeiras, mas também nas questões como desenvolvimento social, humano e do Meio Ambiente”, analisa Franco.
Para o diretor de Economia Solidária e Apoio à Microempresa, Ênio Brizola, é importante explicar o programa para todos os setores da Prefeitura que dialogam com a comunidade, para que eles atuem como indutores. “Os servidores devem estar preparados para explicar às comunidades - como catadores, recicladores, bolsa-família e artesãos - que há projetos como este, desenvolvidos pelo Banco do Brasil, e que buscam não somente a distribuição do crédito, mas também a estruturação e o preparo para quem irá administrá-lo”, ressalta.
Estiveram presentes no encontro os representantes dos municípios de Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo e Sapucaia.