quarta-feira, 27 de maio de 2009

Coordenadoria da Mulher promove encontro de gestantes no Primavera



No dia 9 de junho, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Secretaria de Saúde, promove um encontro com gestantes do bairro Primavera, com o objetivo de expor as implicações do fumo durante a gravidez. A atividade, que já ocorreu com um primeiro grupo esta semana (como parte da programação da Semana Municipal Sem Fumo), volta a acontecer no dia 9, numa programação alusiva ao Dia Internacional de Saúde da Mulher e dia Nacional de Enfrentamento a Mortalidade Materna, comemorados no dia 28 de maio.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga(foto), ressalta que é necessário informar para prevenir. “Esta data simboliza não só a luta de um dia, mas de um ano todo, em que se trabalha, em diversos momentos, a prevenção de doenças nas mulheres. Queremos informar a comunidade sobre a prevenção do câncer de mama, de útero, de pele e até mesmo dos malefícios de uma má alimentação e de manter vícios, como o cigarro e o álcool”, comenta Fátima.
Segundo a ministrante dos encontros e enfermeira da UBS Primavera, Rita Bernadete Anchau, é necessário informar às gestantes que o consumo de cigarro (nicotina), reflete diretamente na formação e no desenvolvimento do feto, além de trazer conseqüências após o nascimento. “Pouco peso e doenças das vias aéreas superiores, como as alergias e a broncopneumonia, são conseqüências de se fumar durante a gravidez”, explica Rita.