sexta-feira, 26 de junho de 2009

Prefeitura inaugura Serviço Municipal de Raio X




Nesta quinta-feira, 25, no dia mais frio do ano, a Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou o Serviço Municipal de Raio X. A solenidade aconteceu no pátio do Pronto Atendimento de Urgência (PA), junto ao Centro de Imagens, onde está instalado o equipamento. Essencial para o atendimento de saúde no município, o aparelho permaneceu encaixotado de 2006 até o início de 2009, quando a atual administração começou a trabalhar para viabilizar o seu funcionamento.

“Este frio é o presságio de um bom uso do raio X. No inverno, ele é fundamental para fazer diagnósticos”, disse a titular da Secretaria de Saúde (SMS), Clarita Souza, em seu pronunciamento. De acordo com a secretária, a instalação do equipamento era uma das prioridades da atual administração. “O prefeito determinou urgência no funcionamento do raio X, pois era um anseio da sociedade”, disse Clarita.

Para a instalação do equipamento foi necessário comprar acessórios, como aventais de chumbo, protetores de tireóide e a processadora de filmes, que juntos somaram um investimento de R$ 24 mil. Também foram necessários investimentos na adequação dos ambientes que abrigam a sala de exames, recepção e câmara escura, e contratar profissionais - oito técnicos e cinco auxiliares em radiologia, além de dois recepcionistas. Outra providência foi a liberação do serviço junto à Vigilância Sanitária do Estado. Além disso, a Prefeitura também precisou negociar com o fabricante para que a montagem do aparelho fosse realizada sem custo adicional para o município, uma vez que o prazo estabelecido pelo contrato não foi cumprido pela administração anterior.

“Verdadeiramente, esta é a primeira inauguração do nosso governo. Todos nós temos um sentimento da urgência da saúde pública. Por isso, tudo o que pudermos fazer por ela será muito importante”, disse o prefeito Tarcísio Zimmermann durante a solenidade. De acordo com ele, o principal custo pela demora na instalação do raio X foi o sofrimento das pessoas.

Segundo levantamento realizado pela SMS, aproximadamente 2.700 usuários aguardam hoje por um exame radiológico em Novo Hamburgo. Dos 150 exames realizados diariamente no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, 30 são de pacientes que precisam ser deslocados do PA. Com a ativação do novo aparelho no Centro Municipal de Imagens, que possibilita fazer exames de crânio, tórax, abdômen e membros superiores e inferiores, o hospital passará a realizar apenas exames em casos de emergência, quando há risco de morte. Nos casos de urgência e eletivos, o atendimento será realizado no PA.

De acordo com a secretária de Saúde, Clarita de Souza, a expectativa é de que, com o funcionamento do novo equipamento, o município consiga melhorar significativamente este quadro em aproximadamente três meses.

Durante o ato de inauguração, a representante da comunidade, Etelvinia de Oliveira, falou da importância do serviço para a população de Novo Hamburgo. “A instalação do raio X no Pronto Atendimento é muito importante, porque o hospital está sempre lotado. Muita gente precisa dele, principalmente os mais pobres”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário