quarta-feira, 24 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro


SURPRESA?!

Copa das Confederações - Esta derrota a Espanha não esquecerá tão fácil: 2 x 0

24 de junho de 2009 - Não sei, não vi o jogo. Mas acredito que não foi uma grande surpresa. Pode ter sido excesso de confiança da Fúria espanhola. Os Estados Unidos, desde que começou a se interessar, devidamente, pelo futebol, tem mostrado uma evolução muito interessante. Principalmente em termos coletivos. E, agora, também táticos. Com um plantel incluindo vários jogadores imigrantes ou filhos destes, conseguiu formar uma seleção híbrida, nos moldes dos melhores times do mundo, respeitadas as proporções. Por isso, ao contrário do que muitos podem pensar, não é um time previsível. E agora chega numa decisão da Copa das Confederações. Acredito que nas Américas é o país que mais evoluiu nos últimos dez anos, junto com o Equador. Há muito tempo já se sabe e todo mundo já repete, no futebol não tem mais ninguém bobo. É preciso muita aplicação e foco no objetivo, respeitando sempre o adversário, independente dele ter ou não um nome tradicional. Estados Unidos 2 a 0 na Espanha.

Amanhã tem Brasil contra a África do Sul. Os africanos, de Joel Santana, não vêm numa grande temporada. Mas tem uma tradição de apresentarem um bom futebol nas copas que participaram e também, na sua região, no continente africano, é uma das grandes forças, junto com Egito, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e mais um ou dois incipientes. Portanto, todo cuidado é necessário. Até por que a seleção de Dunga alterna bons maus jogos. E um momento de fraqueza, diante das milhares de cornetas sulafricanas, pode ser fatal, e uma desgraça para o time canarinho. Dunga não merece isso. Tem feito mais do que o possível, aprendeu e também ensinou bastante. Merece vencer com facilidade pelo que fez até agora na Copa das Confederações. Mas cada jogo é um jogo. E a África do Sul joga em casa. E depois, se vencer, ainda terá um outro desafio, do mesmo tamanho, se não maior. Os Estados Unidos surgem como a grande surpresa positiva nesta reta final. Estão embalados com a vitória sobre a Espanha. E isso pode ser contagiante. Mas assim é o futebol moderno. Quem quer ser campeão tem que vencer a todos, e para isso é preciso estar preparado. Que Dunga e Jorginho mantenham os olhos bem abertos!

O Grêmio tem uma parada dura hoje à noite, lá no Mineirão, contra o Cruzeiro. É a primeira partida da semifinal da Copa Libertadores da América. O tricolor está muito perto da decisão, mas pega um adversário que está bem montado, pretende o título e tem Adilson Batista no comando técnico. O Grêmio tem Paulo Autuori, que ainda não mostrou a que veio. Uma vitória coloca tudo no lugar; e o Grêmio passa a ser visto como favorito ao título. Em caso de derrota a situação se inverte, daí a pressão será muito grande no Olímpico , na próxima semana.

No lado do Inter a situação é de apreensão. Tite poderá começar a ser questionado se não conseguir uma vitória sobre a LDU, na primeira partida pela Recopa. Se não for possível vencer, nem convencer, o jogo contra o Corinthians, no dia 1° de julho, em Porto Alegre, passará a ser angustiante para os colorados. O ano está em jogo. E tudo acontece agora, nos próximos 30 dias. Vaga na Libertadores de 2010, decisão da Recopa e o objetivo de chegar aos 100 mil sócios. É o ano do Centenário. Apertem o cinto e cuidem do piloto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário