sexta-feira, 26 de junho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


publicado no Jornal ALUMIAR - junho-09





BOA LEITURA


"A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS"
Marcos Zusak


Quem não gosta de Ler (L!) deve, necessita Ler “A Menina que roubava livros”. É importante como ler a Bíblia. Esta pelo menos ouvimos falar desde crianças e o Código de Conduta que Jesus deixou está impresso na própria essência da Vida- nos exemplos da Natureza e em nossa consciência.

Quem gosta da leitura , o maior , mais saboroso e independente deleite , vai amar.
É prosa poética, ou... um Poema?! Esta é a sensação durante a leitura. Há muito minha alma não degustava tantas páginas tão ricas em metáforas.
Com constante nó na garganta o coração palpitou relembrando-me A Divina Comédia , com a Arte das palavras bem colocadas conduzindo filosofia e sentimentos enobrecedores.

As páginas finais li vagarosamente para não terminar logo. Hoje ao findar sinto que amo o autor por proporcionar-me amar os personagens, que representam o mundo e a vida de tantos humanos - vítimas da odiosidade de desumanos de ontem , de hoje , de amanhãs.

Através da “Menina” o autor coloca o Livro como a coisa mais importante do mundo. O Livro é tudo: salva a Vida, a morte o Amor. Pode substituir ou aliviar a falta de pais, alimento, medicina, escola, presentes.
O amor à leitura salva a Alma.
Pode muito mais o Livro: unir pessoas, que podem se amar. Ampliar conhecimento, esperança, descobrir e eternizar horizontes. Suportar mazelas e transportar a mente à infinitude invisível das essências do coração.

CléoReis Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário