sábado, 1 de agosto de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger









TEATRO DE EPIDAURO





"Entre os sécs. V e IV a.C. começam a ser construídos, na Grécia, os teatros em pedra, o que revela a importância adquirida por esse tipo de edifício, antes construído em madeira, O teatro dessa época ainda é um edifício de caráter religioso, vinculado sempre a algum santuário. Em Atenas, está relacionado com o templo de Dioniso. Em Epidauro, com o templo de Asclépio: em Delfos, com o de ApoIo.
A construção de enormes teatros de pedra. com capacidade para acomodar toda a população da cidade, constituiu a primeira manifestação em escala grandiosa da arquitetura grega. O teatro de Epidauro, com suas 55 fileiras de assentos em arquibancadas, podia conter 14 mil espectadores. Como outros teatros gregos, o de Epidauro está construído no flanco de uma colina. É um dos que se mantém mais bem conservados. O teatro de Megalópolis tinha acomodação para 20 mil espectadores. O elemento primitivo do teatro era a orquestra, espaço circular em cujo centro ficava o altar de Dioniso. A orquestra estava reservada para as danças rituais e as evoluções do coro.
Este teatro, segundo Pausânias (séc. II), era o melhor de toda a Grécia. Ele atribuiu a construção ao arquiteto Policleitos, o Jovem (c. -360/-350), de modo que a construção que podemos ver atualmente data de meados do século - IV. Posteriormente, diversos reparos foram efetuados.
A orquestra tem cerca de 20 m de diâmetro e o auditório, extremamente simétrico, quase 118 metros. Todos os assentos têm 75 cm de largura e 43 cm de altura, e a visão da orquesta a partir de qualquer um deles é muito boa. Cabem, com folga, cerca de 12.000 pessoas.”

Pesquisa GOOGLE - INTERNET
Perspectiva do teatro de Epidauro da esquerda e de cima. Data: séc. -III/-II. Foto: T. Rusnak, 1996.
© Jeffrey A. Cohen, World Architectural History

Nenhum comentário:

Postar um comentário