terça-feira, 28 de julho de 2009

20ª Festa do Colono resgatou os costumes e alegrou público hamburguense




O final de semana foi de festa e comemorações em Lomba Grande. A 20ª Festa do Colono de Novo Hamburgo, realizada na Paróquia São José, reuniu diversas atrações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As atividades trouxeram ao público, cerca de 10 mil participantes, os costumes dos produtores rurais, apresentando características da vida no campo.

A abertura das festividades, no sábado, dia 25, data em que se comemora o Dia do Colono, foi celebrada com uma benção ecumênica. Realizada pelo pastor Heitor Meurer e pelo padre Círio Schommer, ela contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Após a cerimônia, violeiros tocaram durante a madrugada para acompanhar os assadores responsáveis pela preparação de um de boi de 140 quilos, que foi servido no dia seguinte.

Na manhã de domingo, as calçadas da Rua João Aloísio Allgayer foram tomadas pelo público que foi prestigiar a abertura oficial e o Desfile Temático. Durante o evento, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Lealdo Tavares, destacou o objetivo principal da festa. “É importante lembrar que o que nós queremos é mostrar o produto da área rural para o público da área urbana, pois um precisa do outro, é uma troca.” relatou. O prefeito Tarcísio Zimmermann, acompanhado da primeira-dama, parabenizou os colonos, lembrando um pouco da história. “Esta região é o que é, graças àqueles que vieram de terras distantes, e que aqui se instalaram, e que hoje fazem de Lomba Grande um parque ecológico, que ainda preserva os costumes e os valores que organizam a agricultura familiar.” destacou.

Após a cerimônia inicial, o desfile foi a principal atração. Nele o público pôde ver os costumes e modo de vida dos agricultores. A atividade contou com a participação de 80 famílias produtoras de seis localidades do bairro, que desfilaram em suas carretas, cavalos, tratores, jipes, caminhões, motos e carros. Com o término do Desfile, o público se direcionou para a Paróquia São José, onde estavam montados os estandes para as feiras, que comercializavam produtos e artesanatos feitos em Lomba Grande, e onde foi servido o Almoço Típico. As festividades continuaram durante a tarde e encerraram com apresentação da Banda Ébanos.

Um comentário:

  1. É Sempre um bom programa acompanhar o desfile relativo às comemorações do dia do colono!
    Mas como crítica construtiva, pergunto, porque ocupar os olhos dos expectadores, com motos, carros, faixas plasticas, caminhões...isso não agrega nenhum valor ou "decora" o evento, afinal o que as pessoas vão buscar no evento, não é uma valorização dos costumes e heranças dos nossos "colonos"?
    Pense nisso organizadores...
    Colaboro com o evento, com algumas fotos, em: www.lombagrande.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir