terça-feira, 28 de julho de 2009

Primeiro Seminário de Matriz Africana debateu questões religiosas




Neste sábado, 25 de julho, no Espaço Cultural Albano Hartz, estiveram reunidos membros do poder público, da sociedade civil e das comunidades de terreiros com o objetivo de discutir os avanços e as perspectivas da religião de matriz africana na região.

Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, o Primeiro Seminário de Matriz Africana também foi um espaço para a busca de soluções práticas com relação a diversas frentes religiosas do município, que sofrem discriminações nas suas formas de expressão. Segundo o titular da coordenadoria, Eduardo Tamborero, cerca de 40 terreiros foram visitados e convidados para o seminário. “Muitos destes grupos tem atividades no sábado. Vamos fazer encontros regulares para debater diversos temas que envolvem as questões de matriz africana, além de adequar os horários de forma que mais pessoas possam se fazer presentes”, explica.

Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, foi com o objetivo de discutir, promover ações e construir melhores condições para determinados grupos que foram criadas as coordenadorias. Por isto o encontro promovido pela Igualdade Racial é de grande importância. “Ainda há um grande caminho para ser trilhado, principalmente frente as questões raciais e religiosas, e este é um processo demorado, que demanda paciência e tempo. Tenho a certeza de que este grupo só tem a crescer”, afirma Tarcísio. Além do prefeito e do coordenador, o encontro contou com a presença da Secretária de Cultura, Anita de Oliveira. A programação ainda realizou palestras que discutiram temas como a Intolerância religiosa e os Avanços da religiosidade dentro das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário