sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pinacoteca Municipal e Espaço Aberto recebem exposições a partir de quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira, 5 de agosto, a Pinacoteca Municipal e o Espaço Aberto do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz), estarão recebendo as exposições “Urbano” e “Novo Hamburgo – a cidade se revela”. As duas mostras fazem parte das exposições contempladas pelo edital de utilização dos espaços neste ano, e foram escolhidas por uma curadoria especial. “Dentro do período que era possível, buscou-se contemplar o maior número de artistas”, explica a diretora de Cultura, Ariadne Decker.
A exposição “Urbano”, de Fernando Pauler, é a primeira destas mostras que irá ocupar o espaço da Pinacoteca. Até o dia 29 de agosto, os quadros do artista, que tem em sua pintura uma temática bastante diversificada, quase sempre explorando o universo abstrato, estarão disponíveis para apreciação da comunidade. Pauler também faz uma reflexão sobre o universo urbano, trabalhando com a temática da proximidade e do afastamento dos sobreviventes dos grandes centros, chamando a atenção para a falta de espaço, a violência, a solidão e o caos que se instala nas grandes cidades.
Já no Espaço Aberto, a primeira mostra contemplada pelo edital, e que também ocupará o espaço até o dia 29 de agosto, é a exposição de fotografias “Novo Hamburgo – a cidade se revela” de Isa e Joel Reichert. A exposição leva o nome do livro que trás as fotos e que foi lançado neste ano, durante as comemorações do aniversário do município. Segundo Ariadne, ambos os trabalhos expressam bem as propostas dos dois espaços, destinados à ampliação da divulgação artística de Novo Hamburgo. “A partir deste momento, em que se iniciam as exposições, conseguimos dar ao Espaço Albano Hartz um novo padrão de qualidade, o que se torna relevante para a área artística da cidade”, comenta a diretora. Ela ainda acrescenta detalhes sobre as exposições. “O trabalho do Fernando impressiona muito pela solução plástica simples e bem estruturada que apresenta, além de suas obras terem uma forma madura e consciente. Já o trabalho dos fotógrafos, Isa e Joel Reichert, expõem a alma de nossa cidade, um trabalho em que se mostra poesia e história através de fotografias. Conseguimos assim transformar este local em um espaço artístico de diferentes formas”, aponta. O Espaço Cultural Albano Hartz está aberto de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 17 horas. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3581-2652 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário