segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SDS realizou último mutirão do Bolsa Família



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou neste último sábado, dia 15 de agosto, o último mutirão de recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família. A atividade ocorreu na Praça do Imigrante, no Centro da cidade, durante toda a parte da manhã e contou com o auxílio de 140 voluntários. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, o mutirão serviu para alertar os beneficiários que residem no Centro e nos bairros próximos sobre a importância da atualização de seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As famílias que não realizaram o recadastro entre 2008 e 2009 serão excluídas do sistema e consequentemente perderão o direito ao benefício. O recadastramento do Bolsa Família encerra no dia 31 de agosto.
Antes do início da panfletagem, o prefeito Tarcísio Zimmermann agradeceu o empenho dos voluntários. “Esse é um mutirão pelos direitos do nosso povo. O que vocês estão fazendo hoje é uma demonstração de amor e carinho com o povo de Novo Hamburgo”, declarou. Para Jurema, este foi o último movimento de busca coletiva. No entanto, as equipes da SDS continuarão realizando a busca ativa pelos beneficiários, que deverão, depois de orientados, se deslocar até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para garantir sua permanência no CadÚnico e a consequente garantia por seus benefícios sociais. “Além disso, vamos fazer uma radiografia para saber o porquê certas famílias não fizeram o recadastramento. Possivelmente elas já se reestruturaram e já saíram da faixa de rendimento dos que têm direito aos recursos do Bolsa Família”, justificou Jurema. Conforme informou a coordenadora do Bolsa Família no município, Margarete Bobsin da Costa, cada família que integra o programa federal recebe R$ 69,00 de auxílio, além de mais R$ 22,00 por criança.
Após o início das panfletagens e divulgação das informações, os voluntários se dirigiram aos 'paradões' próximos da Praça do Imigrante. Já o público que transitava no local pôde prestigiar as apresentações das baterias-mirins das escolas de samba Protegidos da Princesa Isabel e Cruzeiro do Sul e a exposição “Êxodus”, do fotógrafo Sebastião Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário