sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Prefeitura elabora projeto para aperfeiçoar Iluminação Pública em Novo Hamburgo

Para proporcionar maior eficiência no sistema de iluminação pública da cidade de Novo Hamburgo, a Secretária de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), contratou uma empresa de engenharia para realizar um diagnóstico e montar o projeto de Eficientização da Iluminação Pública.

Uma pesquisa recente feita pela SEMOPSU aponta que dos atuais 22 mil pontos de iluminação existentes na cidade, cerca de 25%, ou seja, 5,5 mil locais, contam com um sistema ineficiente. A consequência disto é que, a cada precipitação de chuva, acompanhada de vento, os equipamentos sofrem avarias, deixando algumas localidades sem luz. Em fase inicial de elaboração, o plano mostrará quais os bairros mais afetados e que precisam de substituição imediata das atuais fluorescentes por lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts. Modernas e eficientes, as lâmpadas de vapor de sódio possuem vida útil de até 32 mil horas (ou quatro anos) e há algum tempo já estão sendo adotadas em metrópoles como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Esse tipo de lâmpada possui ainda uma intensidade luminosa superior às fluorescentes, proporcionando aumento de iluminação na área onde ficam os postes. Além disso, a troca por equipamentos mais eficientes, contribuirá para reduzir o desperdício de energia elétrica e dará maior segurança aos pedestres. “Anualmente a Prefeitura gasta R$ 800 mil com a iluminação. Queremos que esse valor baixe para, no mínimo R$ 600 mil”, declara o diretor geral da SEMOPSU, Heitor Lermenn.

Os problemas no sistema de iluminação pública da cidade de Novo Hamburgo costumam aparecer, principalmente, após períodos de chuva intensa acompanhada de vento. São nestas ocasiões que as cinco equipes de rua da Diretoria de Serviços Urbanos (DSU) entram em ação. Semanalmente as equipes recebem cerca de 160 reclamações sobre situações referentes a iluminação.

Conclusão do estudo permitirá ao município aderir ao projeto ReLuz
Após a conclusão do estudo, o projeto de Eficientização da Iluminação Pública do município será apresentado ao governo federal. Com ele, a Administração pretende obter recursos por meio do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes (ReLuz). O Projeto Reluz busca desenvolver sistemas eficientes de iluminação pública procurando melhorar as condições de segurança nas cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário