segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Novo Hamburgo receberá rede canalizada de gás natural

A rede de gás natural será ampliada no Vale dos Sinos através de um investimento da Sulgás de R$ 9 milhões. Serão construídos 15 km de rede canalizada desde a Av. Getúlio Vargas em São Leopoldo até a Joaquim Nabuco, em Novo Hamburgo. A primeira fase da obra inicia no mês de abril indo até o posto Dom João Becker localizado em São Leopoldo.

A extensão do gasoduto até Novo Hamburgo faz parte dos investimentos previstos pela estatal e atende a uma antiga reivindicação de muitos empresários do município que encontram no gás natural um insumo energético mais eficiente para o atendimento de suas necessidades tanto no segmento industrial, como comercial e veicular.

“Ampliar o fornecimento de gás natural no Vale dos Sinos sempre foi um objetivo perseguido pela Sulgás, pois estaremos levando um combustível eficiente, econômico e seguro e contribuindo para a melhoria do meio ambiente, o que beneficia a população dessa região”, diz Goidanich.

Como forma de ampliar as opções aos usuários de GNV, a Sulgás mantém negociação com cinco postos localizados no trajeto do novo ramal. Ainda estão nos planos da companhia o atendimento a indústrias, estabelecimentos comerciais e futuramente residências . Um estudo preliminar aponta que a cidade apresenta um potencial de comercialização de 27 mil m³/dia inicialmente.

Mesmo sem a disponibilidade de rede, desde 2007, Novo Hamburgo conta com um posto de GNV. Neste caso o fornecimento é viabilizado por meio do sistema de Gás Natural Comprimido (GNC). Esse modal de transporte permite que o combustível seja comprimido numa estação de compressão conectada ao gasoduto para depois ser transportado através de caminhões especiais até o cliente, onde é feita a sua descompressão. Com GNC, a Sulgás também está antecipando o seu abastecimento a uma indústria em Campo Bom.


SAIBA MAIS

A obra – O projeto será realizado em quatro fases:

Trecho 1 - Inicia na BR-116 próximo a rua João Alberto, em São Leopoldo, e vai ao Posto Dom João Becker, em São Leopoldo. Previsão de início: abril.

Trecho 2 – Começa no Posto Dom João Becker e termina no Posto Imigrantes (na Simões Lopes esquina com a BR 116, em São Leopoldo).

A obra está aguardando a conclusão do processo licitatório para sua execução.

Trechos 3 e 4 - Entre Posto Imigrantes, (na Nicolau Becker, 1340, em Novo Hamburgo) e City Gate de Araricá, serão implantados posteriormente.

Ruas por que passa o ramal – trajeto São Leopoldo a Novo Hamburgo - Av. Getúlio Vargas, Av. Dom João Becker, Rua São Joaquim, Rua Albino Kempf, Rua Tuyupi, Rua Dr. Magalhães Calvet, Av. Ver. Adão Hoefel, Av. Caxias do Sul, Rua Dr. Hillebrand, Av. Arnaldo Pereira da Silva, Rua Dr. Simões Lopes, Rua Primeiro de Março, Rua Sete de Setembro, Rua Hugo Erni Feltes, Av. Cel. Frederico Linck até a Rua Joaquim Nabuco.

(fonte: Imprensa da Sulgás - www.sulgas.rs.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário