sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vacinação da Gripe A em Novo Hamburgo

Vacinação contra Gripe A é intensificada neste sábado



Os postos de saúde de Novo Hamburgo estarão abertos neste sábado, dia 24 de abril, para vacinar os hamburguenses contra a Gripe A. A aplicação das vacinas ocorrerá nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casa de Vacinas, Centro de Especialidades e em outros pontos da cidade (confira abaixo a lista completa). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, poderão ser imunizadas todas as pessoas que integram as três primeiras etapas da campanha nacional que ainda não foram vacinadas (adultos entre 20 e 29 anos, profissionais da saúde que atuam diretamente no combate a pandemia da gripe, gestantes, crianças entre 6 e 23 meses e doentes crônicos). Até quinta-feira, dia 22 de abril, 34,4 mil hamburguenses já estavam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação.



Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos

Neste sábado começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é aplicar a dose em 80% da população estimada nesta faixa etária, que é de 26,5 mil, até o dia 7 de maio. Conforme a SMS, é imprescindível a apresentação da carteira de vacinação. Além disso, pessoas com febre, dor de garganta e mal-estar devem prorrogar a aplicação da vacina.



Vacinação nas empresas

A SMS continua disponibilizando doses da vacina contra a Gripe A (H1N1) para as empresas hamburguenses que possuem serviço interno de medicina do trabalho. O objetivo da ação é facilitar a imunização dos trabalhadores. Empresas que possuírem no quadro de funcionários médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem que atuem na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ou tenham o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) podem agendar a solicitação do serviço. Para isto, basta ligar para a Casa de Vacinas, (51) 3527-1504, e falar com Ane ou Édson. Após o agendamento, a SMS orientará a equipe da empresa que fará a aplicação das doses e disponibilizará as vacinas para aqueles funcionários que integram o grupo da etapa da campanha de vacinação vigente (confira a programação abaixo).



Campanha se aproxima de sua última etapa

Na última etapa da campanha contra a Gripe A (H1N1), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a SMS, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença. Entre os dias 8 e 19 de março, 2,4 mil profissionais da saúde envolvidos diretamente na resposta a pandemia da doença foram imunizados.





Locais de vacinação neste sábado, dia 24 de abril:



8 às 17 horas: Centro de Especialidades
Casa de Vacinas
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Associação de Moradores Mundo Novo

8 às 18 horas: Hipermercados Bourbon
Hipermercado Unidão

9 às 12 horas: Escola Municipal Arnaldo Grin

9 às 17 horas: Praça do Imigrante

15 às 16 horas: Associação dos Aposentados

Nenhum comentário:

Postar um comentário